Nesta semana, celebramos o Centenário da aquisição do terreno de São Januário, e o Vasco da Gama recebe líderes comunitários para um projeto voltado à preservação da memória local. 🏟️💢
Hoje, 28 de março de 2025, marcamos 100 anos desde a compra do terreno que abriga o estádio de São Januário. Para comemorar este evento significativo na história do Rio de Janeiro, especialmente para o bairro de São Cristóvão, o Clube convidou representantes das comunidades que cercam o histórico estádio do Gigante da Colina, abrangendo além da área do Vasco da Gama.
Na última quarta-feira (26), o Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama recebeu essas lideranças para apresentar um projeto que visa preservar a memória das comunidades locais.
O Centro de Memória do Gigante da Colina, por meio de uma gestão colaborativa com os moradores de Arará, Barreira do Vasco, Café e Tuiuti, se dedicará à identificação, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial do território, buscando o reconhecimento e valorização da memória coletiva das comunidades populares onde o Clube está inserido.
Nesse contexto, entre outras iniciativas, a agremiação vascaína pretende trabalhar em colaboração com as comunidades para que o Centro de Memória se torne um ponto de referência no registro e na promoção das memórias dos moradores da área.
O objetivo é preservar fotografias, documentos, vídeos e áudios, criando coleções dedicadas a cada comunidade para dar visibilidade às memórias dos residentes e instituições. O Clube promoverá essas coleções no seu Acervo Digital Vasco, acessível em historiavascaina.com.br.
📰 Para ler a matéria completa, acesse nosso site: crvascodagama.com
#VascodaGama #Vasco
Fonte: Instagram oficial do Vasco