O Campeonato Carioca está prestes a começar neste sábado (11) e vai trazer novidades significativas no uso do VAR. Agora, o árbitro de vídeo estará presente em todas as partidas do Estadual, além de novos ajustes que devem fazer diferença no desempenho dos jogos.
Faltando poucos dias para o início do Carioca, a Ferj anunciou as novas diretrizes para o VAR desta temporada. Após discussões, os clubes concordaram com as modificações.
A mudança mais impactante diz respeito à questão do impedimento. Segundo as novas regras do Carioca, a linha de impedimento vai ser ampliada para favorecer os atacantes e a criação de jogadas.
A largura da linha de impedimento passará de 6cm para 12cm. Conforme afirmado pela Ferj, a “mudança tem a intenção de eliminar os impedimentos extremamente marginais, dando mais vantagem aos atacantes”.
Exemplo divulgado pela Ferj sobre a nova linha de impedimento do VAR (Foto: Reprodução)
Além disso, a Ferj deixou claro que, em casos de sobreposição de linhas, o jogador no ataque será considerado em posição legal.
— Com essa nova abordagem, não teremos mais a discussão do “pezinho x ombrinho”, reforçando a noção de que estão na mesma linha — destaca um trecho do comunicado da Ferj.
Novas diretrizes para o VAR no Carioca
Ainda tem mais mudanças na utilização do VAR durante o Campeonato Carioca. Confira:
- O tempo parado para as revisões do VAR não será mais contabilizado nos acréscimos. O árbitro vai interromper o cronômetro em cada intervenção do VAR, assegurando que esse tempo não será adicionado no final do jogo.
- A imagem da revisão do árbitro será exibida para a torcida apenas após a decisão dele. Antes disso, aparecerá apenas uma tela informando o que está sendo analisado no lance.
- Quando houver condições adequadas, a “ARA” (área de revisão) no campo estará situada oposta aos bancos de reservas.
A Ferj também reforçou que o VAR não deverá “corrigir lances subjetivos, somente sugerir a revisão”.
VAR em todas as partidas do Campeonato Carioca
Outra novidade importante é que, pela primeira vez, todos os jogos do Campeonato Carioca terão VAR. Anteriormente, apenas as grandes partidas e as semifinais contavam com o árbitro de vídeo.
Em 2023, após uma reclamação oficial do Vasco sobre a arbitragem no início do Carioca, todos os jogos envolvendo os quatro grandes do Rio de Janeiro passaram a ter VAR já na sexta rodada da Taça Guanabara.
Fonte: Trivela
Escreva seu comentário