A última vitória do Vasco sobre o Flamengo em um Campeonato Brasileiro ocorreu em 2015, quando o time cruzmaltino triunfou nos dois turnos da competição.
No primeiro turno de junho, o Vasco venceu o Flamengo por 1 a 0, com gol de Riascos, em jogo realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá. No final de setembro, no Maracanã, o Vasco repetiu a vitória, desta vez por 2 a 1, com os gols de Nenê e Rodrigo.
Desde então, os rivais se enfrentaram 12 vezes no Brasileirão: o Flamengo conseguiu sete vitórias, enquanto cinco partidas terminaram empatadas. Em comparação, entre 1971 e 2016, o confronto apresentava um equilíbrio maior, com 17 vitórias para cada lado e 18 empates.
No total de competições desde 2017, o Vasco acumulou apenas duas vitórias sobre o Flamengo, e os torcedores esperam mudar esse cenário já no próximo clássico.
Adicionalmente, o resultado da partida pode ser crucial para a continuidade de Fábio Carille como técnico da equipe. O treinador chega pressionado após performances insatisfatórias, incluindo derrotas fora de casa para Corinthians e Ceará, que levantaram preocupações sobre seu comando.
A pressão sobre Carille já era evidente nas primeiras disputas contra o Flamengo neste ano. O Vasco foi derrotado na Taça Guanabara e nas semifinais do estadual. Mais do que os resultados, o desempenho e a atitude do time geraram insatisfação na diretoria e no presidente Pedrinho.
Enquanto os reforços para o ataque estavam chegando, a direção do Vasco não questionou tanto o trabalho de Carille, avaliando que as expectativas por resultados melhores deveriam ser mais justas após a pausa para o início do Brasileirão. No entanto, o rendimento do time, especialmente fora de casa, não tem agradado.
Uma vitória no clássico poderia proporcionar um novo fôlego para Fábio Carille, que conta com o apoio dos jogadores. Na semana passada, após vencer o Puerto Cabello na Sul-Americana, o elenco saiu em defesa do técnico, que foi criticado mesmo após a vitória por 1 a 0.
Os próximos jogos serão decisivos. Depois do Flamengo, o time enfrentará o Lanús em casa, em um confronto direto pela liderança do Grupo C da Sul-Americana. A sequência inclui partidas contra o Cruzeiro fora, o Operário fora (pela Copa do Brasil) e o Palmeiras no Mané Garrincha.
Fonte: ge