Nos dias 7 e 8 de setembro será realizada a 19ª edição da Copa do Brasil de Futmesa, modalidade da Regra 12 Toques. A competição ocorrerá na Estação Cidadania Antônio Carlos da Cunha – Tonhão, na cidade de Varginha, em Minas Gerais.
O torneio, promovido pela CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, terá sua organização a cargo da FEFUMEMGE – Federação de Futebol de Mesa do Estado de Minas Gerais e do clube local Von Schmidt de Futebol de Mesa.
A disputa contará com a presença de 32 atletas em cada uma das categorias: adulto e máster (48+).
O estado do Rio de Janeiro será representado por Moacir (America), Luiz Carlos (União) e Bad (Vasco) na categoria máster; e, Hiego (America), Thiago Penna e Evandro Gomes (Vasco) na categoria adulto.
Antecedentes
O primeiro título carioca na competição foi conquistado por Marcelo Lages, do Vasco, em 2007, na categoria máster, em Blumenau-SC. Em 2015, o rubro-negro Armando Amêndola sagrou-se campeão na mesma categoria, em São Paulo.
Em 2019, o Rio de Janeiro fez dobradinha na Copa do Brasil, sediada no ginásio do Friburguense, na região serrana do estado. Christofer Pereira levou o título na categoria adulto, enquanto Rodolfo José, representando o Vasco da Gama e atualmente no Fluminense, foi campeão na categoria máster.
O atual bicampeão consecutivo na categoria adulto é Quinho, do Palmeiras. Já no máster, Éder Sérgio (PE) e Dalla Stella (PR) venceram as edições de 2023 e 2022, respectivamente, disputadas em Caruaru e Londrina.
Sobre Varginha
Varginha é um município situado no sul de Minas Gerais, com área de 395km² e mais de 140 mil habitantes, conforme dados do último censo do IBGE. A cidade é internacionalmente conhecida pela suposta aparição de seres extraterrestres. A lenda que a envolve a tornou a “capital brasileira da Ufologia”. Atraindo anualmente turistas interessados na história do suposto ET de Varginha, relatado por duas irmãs em 1996, o local é visitado por historiadores e estudiosos. Além disso, não se pode sair de Varginha sem provar o tradicional pão de queijo, os doces regionais, a feijoada, o feijão tropeiro e, é claro, o café, principal produto comercial da cidade, exportado para diversos países e apreciado em várias regiões do Brasil.
Varginha possui localização estratégica, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, favorecendo o escoamento de sua produção, principalmente do café. O município destaca-se também pelo comércio, serviços, turismo e indústria. Pioneiro entre os portos secos no Brasil nos anos 1970, Varginha é constantemente citada em listas de melhores lugares para se viver em Minas Gerais, com bom Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Fonte: Fefumerj