
A placa na entrada da residência de Edson Linhares é clara e direta. O apartamento localizado em Irajá, zona norte do Rio de Janeiro, é o lar de um vascaíno apaixonado e de uma esposa quase vascaína que aprecia a devoção do marido pelo clube. É nesse espaço que há mais de quatro décadas, o torcedor exalta sua paixão pelo Vasco.
Recentemente, um vídeo de Edson na sua varanda, totalmente adornada com bandeiras do Vasco, bombou nas redes sociais. Esse é um ritual que o torcedor de 72 anos vem mantendo com muito carinho em dias de jogos ao longo de quatro décadas.
– Pode ser Vasco x América-MG, pode ser Vasco x Flamengo… Três e meia da manhã já estou lá pendurando minhas bandeiras – revelou Edson.
O ge foi até a varanda do Seu Edson para acompanhar as preparações do jogo deste sábado. É dia de Vasco enfrentar o Atlético-MG, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. A partida terá início às 18h30 em São Januário.
Assista no vídeo acima ao quadro “Voz do Setorista” e conheça mais sobre a trajetória da família vascaína.
Edson expõe bandeiras do Vasco no apartamento onde mora há mais de 40 anos — Foto: Emanuelle Ribeiro
O Vasco é o primeiro amor, mas não o único na vida de Edson. Ele é casado com Margarida há 47 anos, e quando questionado sobre quem ocupa o primeiro lugar na sua vida, ele rapidamente menciona a esposa junto ao time. Torcedora do Botafogo, Margarida aprendeu a valorizar e respeitar o rival e é uma das grandes incentivadoras da paixão de Edson. Uma prova disso foi quando, durante a entrevista, Dona Margarida apareceu vestindo a camisa vascaína que ganhou do marido.
– Tenho gratidão pelo Vasco e, principalmente, por você – disse ela, acariciando o rosto do esposo.
Não é a primeira, e nem será a última, vez que Margarida vestirá a Cruz de Malta para apoiar o marido. A história do Vasco é fundamental na trajetória do casal. Edson pediu Margarida em casamento no Maracanã, durante um jogo contra o Flamengo, em 1976. O Vasco levou a melhor, vencendo por 3 a 1, e na empolgação, ele fez a proposta. Um ano depois, o casal se casou e, desde então, nunca mais se separaram. A não ser quando Edson vai ao seu lugar favorito: São Januário.
– Ela fica preocupada com a minha idade, mas enquanto eu tiver fôlego, continuarei indo. Sempre estarei lá, tomando uma cervejinha na Sambarreira antes de entrar. Quando não vou, a gente faz um churrasquinho na varanda para assistir ao jogo – afirmou Seu Edson.
Edson e Margarida — Foto: Emanuelle Ribeiro
A família prosperou com o Vasco como base sólida. O casal teve três filhos: Rafaela, Leonardo e Fernanda, que também herdaram o amor pelo time e o transmitem aos filhos de Edson. Leonardo, em especial, foi goleiro nas categorias de base do clube, mas não seguiu carreira profissional.
– Meu pai me levava a todos os meus treinos em São Januário. Isso foi alimentando essa paixão desde pequeno. Faço o possível para passar esse legado para os meus dois filhos, o Rafael e o Matheus, que também são vascaínos fervorosos – destacou Leonardo Linhares.
Nos comentários do vídeo que se espalhou, muitos reconheceram Edson: “Desde criança, esse cara faz isso”, disse um internauta. “Em Irajá, ele está lá em cada jogo”, comentou outro. Durante a gravação da matéria, a equipe do ge teve que pausar várias vezes devido às saudações dos moradores da rua ao torcedor vascaíno.
O ritual das bandeiras na varanda rendeu a Edson um apelido carinhoso no bairro.
– O pessoal chega aqui: “Cadê o Seu Edson?”. Eles não conhecem ele pelo nome, mas sim como Vascão. Adorei e continuo adorando esse nome.
Edson passou amor pelo Vasco aos filhos e netos — Foto: Emanuelle Ribeiro
Já aconteceu de torcedores pararem para tirar fotos com ele e, depois, mandarem pelo Correio com declarações. Também tem motoristas de ônibus que fazem questão de descer em frente ao seu prédio só para saudar o vascaíno. As histórias de Edson e do Vasco são indissociáveis. Não dá para falar de um sem mencionar o outro.
– Até para dormir ele usa camisa do Vasco – revelou Dona Margarida.
– Pedrinho! Pô, o título é nosso, hein? Faz essa alegria pro velhinho – pediu Seu Edson ao presidente do Vasco, enquanto se preparava para a partida decisiva.
O jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil entre Vasco e Atlético-MG será transmitido pelo Sportv e pelo Premiere. O time mineiro ganhou a primeira partida por 2 a 1. Uma vitória do Vasco por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis – uma margem maior classifica o Vasco.
Fonte: ge