Para a galera de Minas: confiram essas imagens do João ainda garoto competindo em um torneio no Minas Tênis Clube.
Valeu @diegotadeu2 por compartilhar essas lembranças!
Fonte: X João Fonseca Updates
João Fonseca brilha, dá a volta por cima contra americano e conquista o Next Gen ATP Finals
João Fonseca é o nome da nova safra do tênis mundial. Com apenas 18 anos, o brasileiro ergueu neste domingo o troféu do Next Gen ATP Finals ao vencer, de virada, o americano Learnen Tien, de 19 anos e posição 122 no ranking mundial. A vitória de Fonseca foi por 3 sets a 1, com parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2.
João Fonseca se emociona ao vencer partida no Next Gen ATP Finals — Foto: Getty Images
– Estava bem apreensivo antes do confronto. Sabia que “o bicho” ia pegar. Enfrentei o Tien em uma final no (US Open) Juniors antes. Conheço seu jogo, ele é um cara muito bom. No início, não consegui jogar em alto nível e estava tenso. No entanto, após vencer o segundo set, o terceiro foi completamente diferente. Fui mais agressivo. Acho que ele se sentiu um pouco abalado após o tie-break. No quarto set, dei meu melhor e consegui a vitória – analisou Fonseca após a conquista.
O tenista, nascido em 2006 no Rio de Janeiro, atualmente é o 145º do mundo e já foi campeão do US Open juvenil no ano passado, derrotando precisamente Tien. Ele terminou o torneio em Jedá, na Arábia Saudita, com cinco vitórias em cinco partidas e uma premiação de R$ 3,2 milhões. Essa competição não acrescenta pontos para o ranking mundial. E, pela primeira vez, um sul-americano levanta o troféu do Next Gen ATP Finals.
João Fonseca ergue a taça do Next Gen ATP Finals — Foto: Francois Nel/Getty Images
– É preciso ter fé de que, toda vez que vou a um torneio, isso é o que realmente quero alcançar. Mas é algo surreal. Mal consigo acreditar que consegui. Estou muito orgulhoso de mim – disse Fonseca.
A competição que reúne os melhores oito tenistas com menos de 20 anos do mundo acontece desde 2017. Assim, João Fonseca se junta ao seleto grupo dos três mais jovens campeões do torneio, junto com o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz, que conquistaram o Next Gen ATP Finals em 2019 e 2021, respectivamente.
Hoje, Sinner é o número 1 do mundo e já possui dois títulos de Grand Slam. Ele tinha 18 anos e dois meses quando venceu o Next Gen. Já Alcaraz, atual terceiro no ranking mundial e com três Grand Slams no currículo, tinha 18 anos e seis meses ao conquistar o torneio. João Fonseca completou 18 anos e quatro meses durante a disputa em Jedá.
João Fonseca avança à final do Next Gen ATP Finals — Foto: Getty Images
O JOGO
No primeiro set, logo no primeiro game, João Fonseca teve seu serviço quebrado por Tien. O brasileiro teve duas oportunidades de ponto decisivo, mas o americano defendeu muito bem e, com um erro de Fonseca, abriu 1 a 0. Na sequência, Tien, canhoto, sacou com eficiência, aumentando para 2 a 0 contra o brasileiro.
Fonseca conseguiu tomar o controle dos pontos apenas no terceiro game, com saques potentes e ataques precisos. Apesar disso, Tien mostrou um forehand afiado e conseguiu 3 a 1 com relativa facilidade. Em um ritmo acelerado, com apenas 18 minutos de jogo, Tien fechou o set em 4 a 2.
João Fonseca avança à final do Next Gen ATP Finals contra americano freguês — Foto: Getty Images
No segundo set, Fonseca demonstrou que não sentiu a pressão da derrota no primeiro. Começou sacando muito bem e fez 1 a 0. As primeiras oportunidades de quebra surgiram logo no segundo game, com Fonseca devolvendo melhor os saques do americano, mas Tien salvou e empatou no set.
O brasileiro conseguiu se encontrar durante o segundo set. Com muito calor, ele foi mais agressivo, acertou aces, winners e começou a colocar Tien sob pressão. Entretanto, quebrar o saque do americano se mostrava difícil. Apesar do equilíbrio nos rallies na linha de fundo, Tien estava em um dia inspirado com um nível altíssimo de jogo.
Leaner Tien, dos Estados Unidos, em ação no Next Gen ATP Finals — Foto: Getty Images
O equilíbrio levou o segundo set ao tie-break. Ambos começaram a errar, e Fonseca aproveitou melhor essa instabilidade do adversário. Os erros vinham sendo decisivos. Fonseca teve três set points, mas não conseguiu fechar, nem mesmo quando sacou. Tien também passou por dificuldades no tie-break. Com o quinto set point, o brasileiro finalmente fechou em 10/8, um ponto crucial para o jogo. Agora estavam empatados em sets e, mentalmente, isso fez a diferença após o início forte de Tien.
O terceiro set foi dominado pelo brasileiro. Em minutos, Fonseca já estava com 3 games a 0, conquistando 14 pontos seguidos e tomando controle da mente do adversário, que já havia sido derrotado por ele na fase de grupos do Next Gen, e na final do US Open juvenil do ano passado. Com confiança e intensidade dignas de um campeão, Fonseca venceu o set e virou o jogo para 2 a 1.
No quarto set, após o intervalo e alguns minutos de relaxamento, Tien recuperou a intensidade e igualou a disputa. O filme do segundo set parecia se repetir, mas Fonseca encontrou profundidade e ângulos precisos que permitiram quebrar o saque do americano. Depois, foi só confirmar seus serviços e conquistar o título do Next Gen ATP Finals 2024.
João Fonseca no Next Gen Finals — Foto: Photo by Francois Nel/Getty Images
Os campeões do Next Gen ATP Finals
2024 – João Fonseca (Brasil)
2023 – Hamad Medjedovic (Sérvia)
2022 – Brandon Nakashima (Estados Unidos)
2021 – Carlos Alcaraz (Espanha)
2019 – Jannik Sinner (Itália)
2018 – Stefanos Tsitsipas (Grécia)
2017 – Hyeon Chung (Coreia do Sul)
João Fonseca contra Jakub Mensik Next Gen ATP Finals — Foto: Francois Nel/Getty Images
Regras diferentes
O Next Gen ATP Finals é um torneio com formato inovador que reúne os oito melhores jogadores sub-20 da temporada do tênis masculino. A competição tem regras mais flexíveis em comparação às competições tradicionais e permite, por exemplo, que o público circule livremente durante as partidas.
* As partidas são disputadas em melhor de cinco sets.
* Cada set será vencido pelo jogador que alcançar quatro games primeiro, com uma diferença mínima de dois. Exemplo: 4 a 2.
* Tiebreaks de sete pontos em caso de empate em 3 a 3 no set.
* Eliminação da vantagem nos pontos de desempate; no “iguais” (40/40), o sacador escolhe o lado para o serviço e quem ganhar o ponto vence o game.
* O intervalo para descanso entre os sets é de 90 segundos (uma redução em relação aos 120 segundos tradicionais).
* Outra nova regra interessante permite o uso de dispositivos de análise de dados em tempo real. Os tenistas terão a chance de visualizar seu desempenho físico e reações ao estresse durante os jogos.
* Para os torcedores, a movimentação durante as partidas não é mais restrita. O público pode circular à vontade e essas mudanças visam atrair uma nova torcida para o esporte, ao mesmo tempo em que desafiam os jogadores a se adaptarem a um ritmo mais dinâmico.
João Fonseca em ação no Next Gen Finals — Foto: Photo by Francois Nel/Getty Images
Reencontro com Nadal
Durante sua participação no Next Gen ATP Finals em Jedá, João Fonseca teve a grande chance de encontrar um dos maiores ícones do tênis: Rafael Nadal. O espanhol, recentemente aposentado, foi convidado a prestigiar o torneio de jovens talentos na Arábia Saudita.
João postou fotos com Nadal nas redes sociais. Além de registros do reencontro, o brasileiro também compartilhou uma imagem de 14 anos atrás, quando era apenas uma criança, ao lado do “Toro Miúra”.
– (O reencontro) foi incrível. Nadal é uma lenda viva do esporte. Ele compartilhou algumas dicas sobre trabalho árduo, experiência e mentalidade. Isso realmente me inspirou para o dia do meu jogo contra Mensik – comentou João.
João Fonseca, a mãe Roberta e Rafael Nadal em fotos separadas por 14 anos — Foto: Reprodução
Temporada vitoriosa
Em 2024, João Fonseca completou sua primeira temporada integral no circuito profissional. O jovem talento brasileiro alcançou resultados notáveis, como a conquista do Challenger de Lexington, nos Estados Unidos, em agosto. Ele também chegou às quartas de final do Rio Open e venceu uma partida no Masters 1000 de Roma. Seu desempenho o levou a uma impressionante ascensão de 585 posições no ranking mundial, de janeiro a dezembro deste ano.
Graças a esta temporada de sucesso, João agarrou a última vaga para o Next Gen ATP Finals. Este torneio, com seu formato inovador, traz os oito melhores tenistas sub-20 do ano. A competição possui regras mais ágeis em comparação às tradicionais do circuito e permite, por exemplo, que os torcedores desfrutem de maior liberdade durante as partidas. Os sets são mais curtos: o primeiro a vencer quatro games se consagra.
Fonte: ge
Escreva seu comentário