Aos 18 anos, Lukas Zuccarello chega a 2025 como uma das grandes promessas do Vasco para o futuro. O meia, que está em São Januário há mais de dois anos, se prepara para a nova temporada com um ícone que o inspira, tanto dentro quanto fora de campo: Philippe Coutinho.
– O futebol do Coutinho é de alta qualidade, ele atua na mesma posição que eu. Ele é um grande jogador, a qualidade do seu jogo é excepcional. Vejo nele uma inspiração, tanto em campo quanto fora; ele é muito focado, dedicado, conversa com todos. Um cara extremamente humilde, é uma grande referência.
Lukas Zuccarello em treino pelo Vasco — Foto: Leandro Amorim | Vasco
Ainda um pouco tímido, Zuccarello contou que já teve a oportunidade de trocar algumas palavras com o camisa 11, também criado nas categorias de base do Vasco, durante alguns treinos com o time principal.
– Sou bem tímido, mas já conversei algumas vezes com ele. Em alguns treinos, quando a equipe principal nos chama, joguei junto com ele, tive boas experiências. Mas nunca fui de puxar muito papo, principalmente pela minha timidez (risos).
Apoiado por seu pai, começou no futsal no Elite Itaquerense, em São Paulo. Com cerca de oito anos, direcionou seu foco para o futebol de campo no bairro Cidade Tirandentes, na Zona Leste de São Paulo. Durante sua formação, passou por São Paulo, Nacional-SP e Corinthians.
Lukas Zuccarello em ação pelo Vasco — Foto: Leandro Amorim | Vasco
Atuando pelo Vasco há pouco mais de dois anos, o meia-atacante assinou com o clube em setembro de 2022, após passar pela base do Sport, motivado pela força da categoria de base do clube e o destaque de vários jogadores.
– Em 2022, durante a Copa do Brasil sub-17, eu tinha 16 anos e estava no banco, mas foi uma boa experiência. Naquele momento, o Vasco mostrou interesse em mim. O time estava com jogadores como Estrella, Rayan, GB, e muitos outros se destacando. No Palmeiras, havia Endrick, Luis Guilherme, Estêvão. Pensei: “este é um grande clube, se eu jogar com esses caras, vou me forçar a evoluir”. Então, decidi vir para o Vasco.
No Vasco, o jogador já conquistou o campeonato estadual três vezes: em 2022, com o sub-17; e em 2023 e 2024, com o sub-20. Zuccarello formalizou seu primeiro contrato profissional com o clube em fevereiro do ano passado.
– Minha adaptação foi desafiadora no início, devido à qualidade dos jogadores aqui. Isso acabou me desafiando a melhorar. O estilo de jogo aqui é um pouco distinto do de Recife. Levei algum tempo para me acostumar ao ritmo de jogo. Acredito que, até o final do ano, eu consegui me enturmar melhor com os colegas.
Lukas Zuccarello, do Vasco, assina primeiro contrato profissional — Foto: Divulgação / CRVG
Lukinhas, como é carinhosamente chamado, já foi relacionado para dois jogos do profissional do Vasco no início do Carioca do ano passado, embora não tenha entrado em campo. Ele revelou o desejo de um dia vestir a camisa do clube no time principal, mas reafirmou que seu foco total está voltado para a Copinha 2025.
– Meu grande sonho sempre será estrear no time principal, mas atualmente meu foco total está na Copinha. Precisamos entrar em campo e fazer um ótimo torneio. Acredito que Deus tem seu tempo. O que importa para mim agora é me preparar. No fundo, todos os garotos desejam estrear no profissional e, se surgir a chance, ficarei muito feliz – completou Zuccarello.
O Vasco está no Grupo 32 da Copinha, que conta com Canaã-DF, Nacional-SP e XV de Piracicaba. O time inicia a competição no dia 4 de janeiro diante do Nacional, no estádio Comendador Souza.
– A Copinha é um dos torneios mais relevantes das categorias de base, talvez o mais importante. Estamos muito focados, nos enturmando. O pessoal do sub-17 está agora subindo. Mas a interação está sendo rápida, pois já temos uma boa relação entre o sub-20 e o sub-17. É um grupo jovem, e temos esperança de brilhar na Copinha. O Vasco é grande, sempre vamos para vencer. Com essa equipe, tenho certeza que podemos ir longe.
Fonte: ge
Escreva seu comentário