A classe sub-15 do futebol brasileiro chegará na Bahia no início do segundo semestre. A competição da Copa 2 de Julho contará com mais de 300 equipes do âmbito nacional e internacional. Além disso, até a Seleção Brasileira marcará presença nesse torneio de base.
A primeira edição da Copa 2 de Julho ocorreu em 2007, tendo o Internacional como vencedor. Desde então, foram realizadas mais 12 edições, com exceção dos anos de 2014, 2017 e devido à pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021.
No momento, a competição está na fase regional. Um total de 16 campeões regionais avançarão para a etapa final, que ocorrerá de 2 a 14 de julho. Ademais, outras oito equipes se qualificarão por meio da fase metropolitana, unindo-se a 14 times convidados pela Sudesb.
Dentre os 14 times convidados, equipes como Palmeiras, Vasco, Botafogo, Fortaleza, além dos times da casa Bahia e Vitória já têm presença confirmada. Representando o exterior, o Bolívar é uma das equipes que participarão da fase final da Copa 2 de Julho.
Porém, o protagonismo fica por conta da Seleção Brasileira. O time sub-15 da Canarinho estará mais uma vez na Copa 2 de Julho. Vale destacar que a seleção é a maior vencedora do campeonato, com três títulos conquistados. Atualmente, o Atlético-MG detém o troféu, após vencer o Flamengo na última edição.
Apesar de ser realizada na Bahia, a Copa 2 de Julho, que faz referência à data da independência do estado, foi vencida por equipes nordestinas em apenas quatro ocasiões. O Bahia conquistou o torneio duas vezes, enquanto Vitória e Sport, uma vez cada.
De fora da Bahia, mas ainda representando o Nordeste, o Treze é uma das equipes já asseguradas na fase final do campeonato. O time paraibano possui ótimo desempenho no Campeonato Paraibano Sub-15 e desponta como uma das possíveis surpresas da etapa final da Copa 2 de Julho.
Relação dos vencedores da Copa 2 de Julho
Fonte: ge