Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, o volante Souza ministrou uma palestra na manhã desta quinta-feira, em São Januário, para os jogadores das equipes Sub-17 e Sub-20 do clube sobre sua trajetória no futebol. Atualmente defendendo o Beijing Gouan, da China, Souza chegou ao Vasco em 1998, aos 9 anos de idade, e permaneceu até 2010, quando foi vendido para o Porto. Ele também jogou no Grêmio, São Paulo, Al-Ahli, da Arábia Saudita, Fenerbahçe e Besiktas, da Turquia, além de ter sido convocado para a Seleção Brasileira.
Souza abordou todas as dificuldades que enfrentou ao longo de sua carreira como jogador de futebol, desde o início até os dias atuais. O jogador, que já passou por muitas situações pelas quais os atletas da base estão passando e ainda passarão, deu exemplos de acertos e erros que um jogador de futebol pode cometer em sua carreira. Uma conversa importante de um jogador que alcançou sucesso na carreira com futuros jogadores profissionais.
– Foi muito bom falar com os garotos porque eu já passei por essa fase. Já conheço os desafios que eles estão enfrentando, as dúvidas e os medos. Poder compartilhar um pouco do que vivi aqui e tentar ajudá-los a chegar da melhor maneira possível ao futebol profissional, com a cabeça no lugar e os pés no chão, é muito gratificante para mim. Agradeço ao Carlos Brazil pelo convite e aos treinadores por disponibilizarem os jogadores para ouvir. Espero que eles tenham absorvido algumas coisas que conversamos para suas carreiras e também para a vida – afirmou Souza.
O Gerente de Futebol de Base e Transição, Carlos Brazil, destacou a importância desse contato dos jogadores com um profissional que teve sucesso e que deveria servir de exemplo, como é o caso do Souza.
– Foi uma palestra extremamente enriquecedora em termos de conteúdo e que certamente contribuirá na formação e transição de todos esses jovens. Uma lição esportiva e de vida.
Posso dizer que o que vivemos aqui hoje foi absolutamente fantástico. As lições de vida do Souza ficarão para sempre na memória de todos nós que tivemos o privilégio de estar presentes. Agradeço ao Souza, um vencedor na vida como pessoa e como atleta, pelo tempo dedicado e disponibilizado para os jogadores e comissões do Sub-17 e Sub-20 – declarou.
Fonte: Site Oficial do Vasco