Durante participação recente no podcast FutbolaçoVasco, Souza voltou a mencionar a possibilidade de retorno ao Vasco da Gama. O volante de 34 anos está usando a estrutura do CT Moacyr Barbosa para se preparar para a temporada 2024 e, atualmente sem clube, tem sido cogitado no Gigante.
O veterano não esconde o desejo de vestir a camisa vascaína novamente, onde foi revelado, mas tem consciência de que é rejeitado por uma parcela da torcida, magoada com antigas promessas de não retorno não cumpridas. Porém, Souza, que já se desculpou com a torcida, assegura que pode ser relevante para o Cruzmaltino.
– A meu ver, tenho muito a oferecer e não é pouco. As pessoas julgam aquilo que ouvem, mas não enxergam. Se for pesquisar, na China, eu lesionado, não estava bem, agora operei e solucionei o problema. Mesmo lesionado, se for levar em conta a quilometragem, é que ninguém quer saber disso. Vai lá verificar. É acima dos volantes do Brasil. Corria 11,5 km praticamente todo jogo, atuando 90 minutos. Consegui jogar lesionado 20 partidas, marquei quatro gols e concedi três assistências. “Ah, mas a China é muito tranquilo”. Vai lá ver quantos brasileiros não conseguiram. “Ah, mas na Turquia é fraco”. Não é – afirmou Souza.
Proeminência na Turquia
Souza teve duas passagens de êxito pela Turquia, a primeira no Fenerbahçe, entre 2015 e 2018, e a segunda no Besiktas, entre 2020 e 2023. O volante utilizou o período no futebol turco para rebater os críticos sobre seu desempenho, citando que, mesmo competindo contra outros bons nomes da posição, como Erick Pulgar, atualmente no Flamengo, para afirmar que ainda assim era exemplo.
– É desconfortável mencionar nomes, mas é necessário, o Erick (Pulgar), que está no Flamengo, passou pelo Galatasaray e o exemplo (da posição na liga turca) era eu. Na Turquia sempre fui exemplo. Mas ninguém quer saber disso. Querem falar do momento, está assim, está assado, mas nos últimos anos sempre fui exemplo. Então tenho certeza de que iria bem, ajudaria e muito o clube. Eu não teria a loucura de dizer que ajudaria, mas não ajudasse, porque reconheço a responsabilidade que tenho. Já fiz uma promessa, não a cumpri, reconheço a pressão sobre mim. Sei que sou um Souza rejeitado por parte da torcida que age emocionalmente, se for pela razão, vão perceber que futebol é futebol – completou o volante.
Sem apego financeiro
Souza deixa evidente que não possui mais nenhuma grande ambição financeira na carreira e que não exigiria um alto salário do Gigante. Inclusive, o volante chega a falar sobre uma proposta da Turquia vantajosa, que deve ter sido do İstanbul Başakşehir, o que não o atrai mais. O volante teve um acordo para retornar em 2024, mas a diretoria vascaína mudou e a negociação regrediu até o momento.