O Vasco enfrentou seis partidas no Brasileirão desde a contusão de Adson, conquistando uma vitória, três empates e duas derrotas, somando apenas 33,3% de aproveitamento. Antes da lesão, Adson teve participação em 20 jogos da competição, onde o time acumulou nove vitórias, quatro empates e sete derrotas, alcançando um aproveitamento de 51,6%.
Na Copa do Brasil, a equipe não conhecia derrotas enquanto Adson estava à disposição. Com ele em campo em seis oportunidades, o Vasco conquistou duas vitórias e quatro empates. Na ausência do jogador, o desempenho despencou para uma vitória, um empate e duas derrotas.
Antes de se machucar, Adson havia ficado de fora de três partidas do Vasco no Brasileirão por outros fatores. O time acabou perdendo para Fluminense, Flamengo e Grêmio. Considerando todas as partidas que o atacante não esteve presente, incluindo as anteriores à cirurgia, o aproveitamento da equipe cai para 22,2%.
Vasco com Adson no Brasileirão:
- 20 jogos: 9 vitórias, 4 empates e 7 derrotas – 51,6% de aproveitamento
Vasco sem Adson no Brasileirão:
- 9 jogos: 1 vitória, 3 empates e 5 derrotas – 22,2% de aproveitamento
Aproveitamento do Vasco no Brasileirão cai 20% sem Adson — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Quando Adson volta?
O período de recuperação deve levar de 10 a 12 semanas. Assim, Adson pode retornar aos treinos por volta de meados de novembro. Ele está respondendo bem ao tratamento e já vem realizando atividades na academia junto do restante da equipe. Há uma expectativa de que ele possa ser liberado para atuar na reta final do campeonato, mas o Vasco está tratando essa possibilidade com cuidado.
Sem o atacante em campo, o treinador Rafael Paiva enfrenta dificuldades para escalar a ponta direita. O lateral Puma Rodríguez foi improvisado nessa posição nas duas partidas da semifinal da Copa do Brasil contra o Atlético-MG. Jean David, Maxime Dominguez, Rossi e Rayan são opções disponíveis para essa função.
Fonte: ge