O Botafogo vai enfrentar o Vasco, nesta segunda-feira, às 19 horas (de Brasília), em São Januário, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, não terá dois pilares defensivos. Adryelson e Víctor Cuesta vão cumprir suspensão no clássico. O Fogão, assim, deve ter uma dupla de zaga inédita no torneio nacional.
Adryelson foi expulso na derrota para o Palmeiras, na última quarta-feira, no Nilton Santos. Cuesta recebeu amarelo – o terceiro da série. Assim, os dois serão desfalques no clássico.
A tendência é que o Botafogo tenha uma dupla de zaga formada por Bastos e Philipe Sampaio contra o Vasco, uma parceria inédita. Por sinal, deve ser a primeira partida de Bastos, zagueiro angolano, de 32 anos, como titular do Fogão.
Bastos foi anunciado pelo Botafogo no fim de agosto. Ele defendia o Al-Ahli, time do brasileiro Firmino na Arábia Saudita. O zagueiro chegou para suprir a saída de Luís Segovia, emprestado ao RWD Molenbeek, da Bélgica, clube que pertence a John Textor, dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Fogão.
Até aqui, Bastos tem poucos minutos em campo com a camisa do Botafogo. Ele entrou aos 36 minutos da etapa final na vitória sobre o América-MG, fora de casa, no dia 18 de outubro. Agora, deve ter chance para iniciar entre os 11, ao lado de Philipe Sampaio.
A missão da dupla será importante. Adryelson e Cuesta são pilares do Botafogo e nomes fundamentais nesta campanha do líder. Os dois formaram parceria na zaga do Fogão em 27 dos 30 jogos que o time carioca disputou neste Brasileirão.
É raro o Fogão não contar com Adryelson e Cuesta. O primeiro perdeu apenas um jogo do Brasileirão até aqui, enquanto o argentino foi desfalque em duas ocasiões.
Quando não teve Cuesta ao lado, Adryelson jogou com Segovia uma vez e com Philipe Sampaio em outra oportunidade. Já Cuesta atuou ao lado de Sampaio, quando Adryelson foi desfalque.
Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo precisa dar uma resposta ao torcedor. O Glorioso vem de três jogos sem vencer – duas derrotas e um empate – e viu a vantagem na ponta do torneio desaparecer. O Palmeiras, que tem dois jogos a mais em relação ao clube carioca contando com a 32ª rodada, igualou a pontuação e também tem 59 pontos. O Botafogo leva vantagem no número de vitórias.
Fonte: Gazeta Esportiva