Dos quatro times que brigavam pelas três vagas restantes, o Novorizontino foi o que se deu mal ao perder para o Goiás por 1 a 0 no Serrinha. O time paulista começou a rodada na terceira posição, mas viu Sport e Ceará ultrapassarem sua colocação e terminou a Série B em quinto lugar – pelo segundo ano consecutivo, ficou na beira do acesso.
O Leão pernambucano era a única equipe que precisava de uma vitória e torcer por outros resultados. E na Ilha do Retiro, o Sport superou o Santos por 2 a 1, com uma atuação brilhante de Lucas Lima. A derrota do Novorizontino selou o acesso, permitindo que o Rubro-negro retornasse à primeira divisão após três temporadas na Segundona.
A queda do Novorizontino também beneficiou o Ceará, que não conseguiu vencer o Guarani em Campinas. O já rebaixado Bugre, lanterna da competição, segurou o time cearense com um empate sem gols, incluindo um gol anulado por impedimento. No final, o Alvinegro pode celebrar o retorno à elite do futebol.
Já o Mirassol, que dependia apenas de seus próprios esforços, venceu a Chapecoense, também rebaixada, por 1 a 0 jogando em casa. Com essa vitória, o time do interior paulista finalizou a Série B na vice-liderança, alcançando um acesso histórico.
Lucas Lima jogador do Sport comemora contra o Santos — Foto: Marlon Costa/AGIF
Rebaixados
Os quatro rebaixamentos à Série C já estavam decididos anteriormente. Ponte Preta, Ituano, Brusque e o lanterna Guarani foram rebaixados para a Terceira Divisão.
O descenso triplo de times paulistas na Série B é uma situação inédita. Nunca antes três clubes do mesmo estado caíram juntos nas três primeiras divisões nacionais desde o início do formato dos pontos corridos.
Fonte: ge