Em busca de escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, cada partida se torna uma final para o Vasco da Gama. O próximo desafio é um clássico, algo que o Gigante da Colina precisa dar uma resposta em 2023. No sábado, o confronto será contra o Fluminense, no Estádio Nilton Santos. O adversário, por sua vez, tem sido um grande obstáculo.
Até o momento, o Vasco disputou oito clássicos neste ano, incluindo o Campeonato Carioca e o Brasileirão. O desempenho não é dos melhores. Foram duas vitórias, cinco derrotas e um empate. Isso significa um aproveitamento de apenas 29,1% dos pontos disputados.
O Vasco amarga um período sem vitórias nos últimos cinco clássicos do ano. Foram quatro derrotas (duas no Carioca e duas no Brasileirão) e um empate, justamente contra o Fluminense, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
O ponto conquistado no duelo contra o Fluminense foi o único obtido pelo Vasco em clássicos neste Brasileirão. Em seguida, a equipe sofreu uma goleada de 4 a 1 do Flamengo e foi derrotada por 2 a 0 pelo Botafogo.
Além disso, o Vasco não vence o Fluminense há quatro anos. A última vitória do Gigante da Colina sobre o rival ocorreu em 20 de julho de 2019, por 2 a 1, no Brasileirão, com gols de Leandro Castán e Bruno César. Desde então, foram oito clássicos, resultando em quatro derrotas e quatro empates.
Com 17 pontos em 21 jogos, o Vasco ocupa a 18ª posição no Campeonato Brasileiro, estando a cinco pontos de distância do Bahia, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, que possui uma partida a mais que o clube carioca.
O Desempenho do Vasco em Clássicos em 2023
- Fluminense 2×0 Vasco – Campeonato Carioca
- Vasco 2×0 Botafogo – Campeonato Carioca
- Flamengo 0x1 Vasco – Campeonato Carioca
- Flamengo 3×2 Vasco – Campeonato Carioca
- Vasco 1×3 Flamengo – Campeonato Carioca
- Fluminense 1×1 Vasco – Campeonato Brasileiro
- Vasco 1×4 Flamengo – Campeonato Brasileiro
- Botafogo 2×0 Vasco – Campeonato Brasileiro
Fonte: Gazeta Esportiva