– Essa mudança foi fruto de um estudo e uma decisão técnica dos especialistas que compreendem o regulamento da IFAB (International Board, responsável por regulamentar as regras do jogo). Eles estão por dentro do que rola no futebol mundial e criaram diretrizes para minimizar as polêmicas. Estamos sempre em busca de mais clareza. Todos os clubes estiveram envolvidos na conversa. Não foi uma decisão unilateral. Explicamos os motivos, os clubes apresentaram sugestões e chegamos a um acordo – afirmou Rubens Lopes, presidente da Ferj, na noite desta quinta-feira, durante o lançamento do campeonato.
– Sobre a linha em questão, agora são 12cm. O campo inteiro já é demarcado com 12cm (largura das linhas de marcação do campo). Por que a linha do VAR tinha que ser de apenas meio milímetro? Isso é um avanço. Acredito que essa mudança é inovadora. Dificilmente alguém deixará de seguir essa tendência – complementou o dirigente.
Taça do Campeonato Carioca de 2025 — Foto: Ronald Lincoln
Outra mudança significativa em relação ao torneio anterior é a obrigatoriedade do uso do árbitro de vídeo em todos os confrontos do Cariocão. No ano passado, o VAR foi aplicado apenas nos jogos que envolviam os quatro grandes do estado (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), além das partidas decisivas.
Mais três novidades foram anunciadas pela Ferj: a pausa no cronômetro durante as revisões do VAR; a orientação de não alterar lances que dependem de interpretação; e a liberação da imagem apenas após a validação da decisão arbitral.
Fonte: ge
Escreva seu comentário