Reforço para a temporada de 2024, Robert Rojas é o décimo-terceiro jogador paraguaio a reforçar o Vasco da Gama. O defensor veio por empréstimo do River Plate, da Argentina, com contrato válido até o fim do ano.
Antes dele, o Gigante da Colina contou com outros 12 atletas do Paraguai no time. O mais recente foi Sebastian Ferreira, atacante que defendeu o Vasco em 2023. Apesar de ser um pedido de Ramón Díaz, o atacante não foi bem e não marcou gols.
Outro jogador paraguaio que vestiu a camisa do Cruzmaltino foi o promissor meio-campista Matías Galarza. Destaque nas categorias de base, foi contratado em definitivo do Olímpia, do Paraguai. No entanto, não conseguiu se firmar no time principal. Atualmente, está emprestado ao Talleres, da Argentina, até o fim de 2024.
Outros paraguaios que já atuaram no Vasco
O primeiro paraguaio contratado pelo Cruzmaltino foi o zagueiro Brum, em 1934. Duas décadas depois, o clube fechou com o goleiro Víctor González e o atacante Parodi, o paraguaio mais famoso na história do Vasco.
Em 1997, o Gigante da Colina contratou o meio-campista Ávalos, mas ele não chegou a jogar partidas oficiais. Pedro Vera e Milton Benítez chegaram em 2009, mas permaneceram pouco tempo no time carioca. Para fechar a lista, temos os laterais Irrazábal (2010) e Raul Cáceres (2019) e os meio-campistas Aranda (2014) e Júlio Santos (2015).