Hoje completa um ano desde que Roberto Dinamite nos deixou, em 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos. A perda do maior ídolo da história do Vasco comoveu os torcedores vascaínos, que prestaram homenagens de todos os cantos do mundo.
Neste momento de saudade um ano depois, o ge revisita todas as homenagens feitas a esse grande ídolo vascaíno e a um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. O eterno Roberto Dinamite.
Adeus em São Januário
O velório de Roberto Dinamite foi realizado durante nove horas no gramado de São Januário, aberto ao público. Durante esse período, jogadores, ex-jogadores, dirigentes e personalidades foram ao local prestar suas últimas homenagens a esse grande ídolo do Vasco.
Cerca de 50.000 pessoas estiveram presentes no velório de São Januário.
Diversos atletas, clubes e personalidades usaram as redes sociais como forma de homenagear Roberto Dinamite. Desde rivais cariocas até o presidente da Fifa, Gianni Infantino, muitos deixaram mensagens lamentando a morte desse ídolo do Vasco.
A torcida do Porto, clube português, exibiu uma faixa com os dizeres “Roberto Dinamite é eterno” em uma partida da equipe pela Taça de Portugal. O Vasco agradeceu o gesto nas redes sociais.
Avenida Roberto Dinamite, nº10
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que é vascaíno, anunciou no dia da morte de Roberto que aceitou a sugestão de torcedores de homenagear o grande artilheiro dando o nome da rua em frente ao estádio do Vasco.
Paes informou que a Rua General Almério de Moura, em frente ao estádio de São Januário, passaria a se chamar Avenida Roberto Dinamite.
No primeiro jogo do Vasco no Carioca 2023, houve diversas homenagens a Roberto Dinamite, maior ídolo do clube. Os jogadores que entraram em campo em São Januário para enfrentar o Madureira vestiram camisas com a imagem do ex-jogador e uma fita de luto. Além disso, a camisa de número 10, imortalizada pelo ex-atacante, não foi utilizada.
O minuto de silêncio antes do início do jogo foi comovente. Os jogadores dos dois times se reuniram no meio do campo. Em seguida, Valentina, neta de Dinamite, colocou uma camisa com o número 10 no centro – ela foi a única presente a vestir um modelo com o nome do avô.
Minuto 10
No mesmo jogo, houve outra homenagem aos 10 minutos do primeiro tempo. A partida foi interrompida para uma salva de palmas e cânticos da torcida vascaína. A tradição dos gritos a Roberto na torcida do Vasco foi mantida durante toda a temporada, sempre no décimo minuto do primeiro tempo.
Vasco x Santos
No primeiro turno do Brasileirão, Vasco e Santos prestaram homenagens a Roberto Dinamite, que nos deixou em janeiro de 2023, e a Pelé, maior ídolo da história do clube santista, que faleceu em dezembro de 2022.
Payet e a camisa 10
O grande reforço do Vasco em 2023, Payet, recebeu a camisa 10 do Vasco, eternizada por Roberto Dinamite, das mãos da neta do maior jogador da história do clube, Valentina.
Desde a sua apresentação, o meia francês sempre demonstrou compreender a importância de Dinamite para o Vasco. Payet prometeu honrar a camisa 10 do ídolo – e o fez, principalmente na partida contra o América-MG, de forma brilhante.
O gol de Payet ao estilo de Roberto
Na luta contra o rebaixamento, um dos jogos mais marcantes foi contra o América-MG, em São Januário. No final do jogo, Payet marcou um belo gol de falta, garantindo a vitória por 2 a 1 sobre o time mineiro. A jogada foi comparada pelos torcedores do Vasco ao último gol de falta marcado por Roberto Dinamite (veja no vídeo abaixo).
Como se não bastasse a coincidência dos gols, durante sua comemoração, Payet apontou para o emblema com o rosto de Roberto Dinamite estampado na camisa do Vasco.
Ao término do campeonato, Payet declarou que “lá de cima” Roberto Dinamite olhou pelo Vasco e ajudou na vitória contra o América-MG.
Filha de Dinamite “sente” o gol
Após a vitória do Vasco sobre o América-MG, Rodrigo, filho de Roberto Dinamite, compartilhou um depoimento nas redes sociais sobre o momento do gol de Payet, no qual afirmou que sua irmã, Roberta, previu o belo gol do francês, que homenageou Dinamite.
– Na hora da falta, ela pegou a medalha que meu pai deu a ela e disse: “Pai, desce e faz o gol, por favor”. Agora, estamos no carro revendo os gols, as fotos, e vimos que ele apontou para o emblema do meu pai na blusa. Queria agradecer à torcida e ao Payet por todo o carinho.
Roberto Dinamite é o maior goleador da história do Campeonato Brasileiro até o momento, com 190 gols, e é o “Rei dos Clássicos”, como o maior artilheiro dos confrontos entre Vasco e Flamengo, Vasco e Fluminense e Vasco e Botafogo.
Roberto conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Maior artilheiro da história do clube com 708 gols em 1.110 jogos, Dinamite seguirá eterno na história do Vasco e no coração de todos os torcedores vascaínos.