O Vasco tem grandes chances de contar com o segundo reforço da temporada 2024, o paraguaio Robert Rojas, de 27 anos, que foi indicado pelo treinador Ramón Díaz. Ele atua como zagueiro, mas se destacou atuando como lateral-direito, principalmente sob o comando do lendário técnico Marcelo Gallardo, atualmente na Arábia Saudita.
Rojas fez sua estreia no River em 2019, após sair do Guaraní-PAR. Desde então, acumulou 98 partidas e 11 gols pelo clube argentino.
Em 2021, Rojas viveu seu melhor momento, quando o jogador Montiel deixou o River. Foi nesse período que Marcelo Gallardo começou a testá-lo com mais frequência como lateral. Ele não tinha a mesma habilidade ofensiva dos laterais de origem, mas se destacava pela força física nas disputas, na marcação e na segurança na saída de bola.
O paraguaio foi alvo de uma polêmica instrução do treinador naquele ano, quando pediu que “arrebentasse o tornozelo” de Tévez em um clássico contra o Boca Juniors.
Lesão grave
Ironicamente, sua melhor fase foi interrompida por uma lesão grave. Em abril de 2022, ele fraturou a tíbia e a fíbula após um choque violento durante a partida contra o Alianza Lima, pela Libertadores. Isso o afastou dos gramados por sete meses, retornando somente em novembro do mesmo ano.
Ao voltar, ele perdeu espaço, especialmente após a saída de Gallardo em dezembro. Ele acabou como reserva tanto na lateral quanto na zaga, e nunca se tornou um favorito do novo treinador, Demichelis. Mesmo assim, ele ganhava mais minutos em situações de lesões e ausências no elenco, mas ainda era considerado negociável pelo River.
Tanto no clube quanto na seleção paraguaia, ele alternou entre as posições de zagueiro e lateral, chegando até a atuar como terceiro zagueiro pela direita em um esquema com três defensores. Em agosto, Rojas foi emprestado ao Tigre, da Argentina, após ser procurado pelo Vasco, e continuou alternando entre as duas funções.
No Vasco, ele enfrentará forte concorrência em ambas as posições: o clube conta com Pumita Rodríguez e Paulo Henrique como opções para as laterais, e Maicon, Medel, Léo e o recém-contratado João Victor como principais nomes na zaga. Agora, será responsabilidade de Ramón Díaz gerenciar essa situação.
Fonte: Extra