Um dos três novos reforços do Vasco para 2024, Robert Rojas foi apresentado na manhã de sábado em Punta del Este, Uruguai, onde o time está fazendo pré-temporada. O paraguaio de 27 anos chega por empréstimo do River Plate e elogiou a preparação realizada fora do Brasil.
– Quero tranquilizar os torcedores do Vasco. Vamos brigar por todos os títulos, estamos nos preparando da melhor maneira, dando 100% na pré-temporada, o grupo está trabalhando muito bem – afirmou.
O zagueiro ressaltou a presença de Ramón Díaz e destacou o Vasco como um dos motivos para ter escolhido jogar no clube.
– Eu o conhecia da época em que estive no River Plate. Embora eu não tenha jogado com ele na seleção, pois não fui convocado. Antes de vir, falei com ele e também me contaram sobre o clube, sobre tudo que havia, que é um clube maravilhoso. E quando cheguei, percebi isso também, que tem uma torcida maravilhosa. Senti o carinho da torcida desde o início e isso me deixou muito feliz – ressaltou.
No Vasco, Rojas terá a oportunidade de aprender com uma de suas maiores inspirações, Gary Medel. O paraguaio falou sobre a emoção de jogar ao lado do chileno.
– Tenho identificação com o Medel. Jogamos praticamente na mesma posição, somos zagueiros, e tenho muito a aprender com ele. Ele é um jogador muito experiente e, com o passar dos dias, vou aprender muito com ele, porque é um exemplo a ser seguido. É um jogador muito bom, que sempre treina da melhor maneira e conversa com os mais jovens. Ele é um capitão respeitado e espero aprender muito com ele.
Destro, Rojas atuou como zagueiro e lateral-direito durante sua passagem no River Plate. O paraguaio falou sobre suas preferências em campo.
– Não tenho problema algum (em jogar). Se o Ramón (Díaz) me colocar como zagueiro ou lateral, tanto faz. Estou sempre pronto para dar o meu melhor, seja na posição que estiver: zagueiro ou lateral. O que eu quero é estar sempre à disposição – afirmou Robert.
O jogador surgiu no Guaraní, do Paraguai, e chegou ao River Plate ainda em 2019. Pelo clube argentino, ele atuou em 98 partidas e marcou 11 gols. Além disso, o zagueiro é frequentemente convocado para a seleção paraguaia. Além dele, o Vasco também confirmou as contratações de João Victor e David.
Outras declarações de Rojas
Jogar em São Januário
– Estamos muito ansiosos, trabalhando duro e nos adaptando o mais rápido possível para encarar um ano que será muito difícil. Vamos lutar por tudo.
Facilidades dos estrangeiros na adaptação?
– Sim, facilita muito a adaptação. Eles me ajudam, me orientam e explicam as coisas do clube: como é o dia a dia, o que é preciso fazer… Nesse sentido, torna a adaptação muito mais fácil para que eu possa me integrar o mais rápido possível ao clube.
Conhecimento sobre a história do clube
– Estou gradualmente conhecendo a história do clube. Mas logo que cheguei, me disseram que a torcida é maravilhosa, que sempre apoia e está ao lado nos momentos bons e ruins. Aos poucos, vou conhecendo mais sobre o Vasco e toda sua história.
Origens no Paraguai
– Sempre agradeço à minha família, que desde o início me apoiou. O futebol era o que eu mais amava. Graças à minha família e todos os meus amigos que estiveram comigo na época me apoiando, é graças a eles que estou onde estou. Graças a Deus também. Agora posso dar outro salto na minha carreira e chegar a um clube do tamanho do Vasco. Estou dando mais um grande passo e espero poder dar o meu melhor por esta camisa.
Fonte: ge