O Vasco da Gama está impedido de realizar seus jogos com torcedores em São Januário desde 22 de junho. Naquela ocasião, ocorreu uma confusão no estádio após a derrota do Gigante para o Goiás por 1×0, na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A partir desse episódio, o Cruzmaltino foi punido tanto no âmbito esportivo quanto no comum, sendo que este último está causando polêmica. A Justiça está colocando barreiras para que a Colina Histórica não receba público, o que foi criticado pelo jornalista André Rizek, do canal SporTV.
No ponto de vista de Rizek, a proibição de São Januário precisa ser melhor explicada e a medida é “de elite e sem sentido”.
– Após o término da punição esportiva, o Vasco precisa entender o motivo pelo qual não pode jogar em seu estádio – e o que deve ser feito para permitir. É por causa de suas raízes? Então proíbe-se toda a cidade do Rio de Janeiro. Ação de elite sem sentido – publicou Rizek no Twitter.
Maracanã
Já que não é possível permitir torcida em sua casa, o Gigante está tentando levar o jogo contra o Atlético-MG para o Maracanã, porém também está encontrando obstáculos na Justiça, que aceitou o recurso da dupla Flamengo e Fluminense. O confronto será válido pela 20ª rodada do Brasileirão.