Após quase cinco anos, Vasco e Sport estão prontos para se enfrentar novamente em São Januário. O último confronto neste estádio ocorreu em 13 de agosto de 2020, durante a Série A, quando o Vasco conquistou uma vitória convincente por 2 a 0, marcada por dois gols do volante Felipe Bastos.
São Januário já foi palco de diversos jogos memoráveis no histórico entre as equipes cruz-maltinas e rubro-negras. O ge revive alguns desses momentos marcantes.
Estádio de São Januário antes do jogo Bangu x Vasco pelo Carioca 2025 — Foto: Bruno Murito
Milésimo Gol de Romário
O jogo, apesar de ser apenas a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, fez história. No dia 20 de maio de 2007, Romário de Souza Faria alcançou a impressionante marca de mil gols na carreira, e a vítima foi o Sport, no palco de São Januário.
Com o Vasco já liderando por 2 a 0, Romário teve a oportunidade de marcar seu milésimo gol logo no início do segundo tempo, após uma penalidade a favor do Vasco. Ele cobrou com destreza, batendo no canto e superando o goleiro Magrão. A comemoração foi monumental, com direito a uma volta olímpica em São Januário.
Romário celebra seu milésimo gol — Foto: Divulgação
Sport e a Final da Copa do Brasil
No ano seguinte, Vasco e Sport protagonizaram outro duelo histórico em São Januário, desta vez na semifinal da Copa do Brasil. Após uma derrota no jogo de ida na Ilha do Retiro por 2 a 0, o Vasco reverteu a situação com uma vitória por 2 a 0 em casa, com o segundo gol sendo marcado por Edmundo nos minutos finais. Contudo, ele seria o protagonista da tragédia logo em seguida.
Na disputa de pênaltis, Edmundo foi o primeiro a cobrar, mas errou a cobrança. A partir daí, todos os outros jogadores converteram suas penalidades, incluindo Magrão, que cobrou e fez história. O último a chutar foi Carlinhos Bala, que assegurou a vitória do Sport, levando a equipe à sua segunda final na Copa do Brasil.
Disputa de pênaltis entre Sport e Vasco em 2008 — Foto: Reprodução
Goleadas Marcantes
Menos de dois meses após a semifinal da Copa do Brasil, as equipes se enfrentaram novamente, desta vez pelo Campeonato Brasileiro, onde o Vasco saiu vitorioso com um expressivo 4 a 0. Os gols foram anotados por Morais, Jean, Pablo e Edmundo, tornando-se a maior goleada do Vasco sobre o Sport.
O Sport, por sua vez, não ficou atrás. Quatro anos depois, em um confronto válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, derrotou o Vasco em São Januário por 3 a 0, graças aos gols de Felipe Azevedo, Hugo e Henrique Almeida. Este se tornaria o maior placar favorável ao Sport no confronto.
Retrospecto Geral
Neste sábado, o Sport busca quebrar um longo jejum, pois não vence o Vasco no Rio de Janeiro há 13 anos. O último triunfo foi aquele 3 a 0 mencionado anteriormente.
Desde então, os dois times se enfrentaram cinco vezes no Rio, com quatro vitórias do Vasco e uma partida que terminou em 0 a 0, ocorrida no Maracanã, durante a Série B de 2022.
Considerando todos os confrontos em que o Vasco foi mandante, a equipe carioca acumula oito vitórias, enquanto o Sport conquistou quatro, além de três empates.
No total, incluindo partidas realizadas em Recife, as duas equipes se enfrentaram 33 vezes, com o Vasco somando 15 vitórias, o Sport com 8 e houve 10 empates.
Fonte: ge