Conhecida por criar diversas listas sobre times de futebol, a revista britânica FourFourTwo decidiu listar os 100 melhores escudos de clubes de todos os tempos. A seleção inclui os distintivos de quatro times brasileiros: Chapecoense, Fluminense, Palmeiras e Vasco. A publicação afirma que escolheu desde emblemas simples que despertam interesse até brasões elaborados que talvez não deveriam funcionar. A lista inclui símbolos antigos, além de distintivos modernos e emblemas de todo o planeta. A relação está em ordem alfabética, sem nenhuma classificação específica de 1 a 100.
A revista apresenta um resumo da história de cada um dos 100 escudos listados. No caso do Palmeiras, ela menciona que o clube de São Paulo foi fundado por imigrantes italianos em 1914, e destaca que houve uma versão anterior do distintivo com as iniciais “PI” em referência a Palestra Itália (a revista comete um equívoco ao escrever “Palestro”).
Devido à influência da Segunda Guerra Mundial, em 1942, tanto o escudo quanto o nome do time verde e branco foram alterados para Palestra de São Paulo, eliminando a cor vermelha e utilizando apenas o verde, amarelo e branco. Em setembro do mesmo ano, o clube passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras, nome atual, e adotou o emblema que é usado até hoje.
“É um dos nossos preferidos, com um design marcante em verde e branco, letras arredondadas no centro do escudo e estrelas que parecem saltar em direção ao espectador”, elogia a equipe da FourFourTwo.
DESTAQUE!
Além dos quatro times brasileiros, alguns outros clubes sul-americanos também estão presentes na lista, como Boca Juniors, River Plate, Newell’s Old Boys e San Lorenzo da Argentina, Colo Colo do Chile e Estrella Roja da Venezuela. Entre os grandes times europeus, destacam-se Ajax, Arsenal (de 1936 a 1949), Atlético de Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Benfica, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Liverpool, Manchester United (de 1970 a 1973), Porto, PSG (de 1992 a 1996) e Real Madrid.
Fonte: Futebol Interior
Escreva seu comentário