Com esse propósito, o jogador buscou orientação tática semelhante à de Bruno Guimarães, meio-campista do Newcastle e da Seleção Brasileira. O objetivo é aprimorar os aspectos mentais, táticos e técnicos.
– O trabalho concentra-se em identificar os comportamentos técnicos e táticos que ele pode aprimorar para elevar seu desempenho. Detalhes como postura corporal para um controle de bola mais eficaz, definição dos espaços em que pode atuar no campo e escolhas mais precisas no controle da bola para obter vantagens são discutidos em videoconferências semanais. Os analistas trocam ideias com João Pedro até chegarem a um consenso – explicou a Performa Sports.
– Além disso, são apresentadas informações sobre as características dos jogadores que João Pedro enfrentará em sua posição no próximo jogo, para que ele entre em campo mais bem preparado, conhecendo detalhes de seus oponentes – acrescentou a empresa que assessora João Pedro.
O trabalho é personalizado e se ajusta de acordo com o cenário. Enquanto estava na base, a abordagem era específica para aquele momento e para o estilo de jogo do treinador. Agora no profissional, as análises foram adaptadas para que ele possa evoluir de acordo com as demandas de sua posição no atual padrão tático da equipe.
O jovem foi um dos destaques da base vascaína na temporada anterior, e o sucesso no Rio de Janeiro tem influência do pai, Murilo Morais. Quando João Pedro jogava na base do Goiás, o pai passou a filmar suas partidas, o que proporcionou oportunidades maiores. O olheiro Luiz Bastos, neto de Garrincha, viu os vídeos e convidou o garoto para testes no Vasco.
Murilo mudou-se para o Rio com o filho, deixando a esposa e a outra filha responsáveis pelos negócios da família em Goiânia, fornecendo todo o suporte necessário para a consolidação de João Pedro no time principal do Vasco. O garoto recebe acompanhamento nutricional, físico e de recuperação fora do clube, com atenção para não sobrecarregar o atleta. Ele também tem aulas de inglês.
A equipe de João Pedro, além da consultoria tática, inclui um personal trainer e um massagista particulares, academia em domicílio e um nutricionista para orientação alimentar fora do Vasco – este profissional atende também atletas da Seleção Brasileira. O investimento tem resultado em ganho significativo de massa muscular e redução do percentual de gordura corporal para o meio-campista.
João Pedro foi convocado pelo ex-técnico Ramón Díaz em janeiro para integrar o elenco profissional em uma pré-temporada no Uruguai. Na ocasião, ele deixou o sub-20, que disputaria a Copinha, para se juntar ao time principal. Posteriormente, retornou à base para a Copa Rio e, desde o início do Brasileirão, está no CT Moacyr Barbosa. O jovem foi relacionado para quatro dos cinco jogos do Vasco na competição e também para a partida contra o Fortaleza, válida pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Fonte: ge