Rio de Janeiro – Habitantes da Gardênia Azul, localizada em Jacarepaguá, na Zona Oeste carioca, estiveram no Complexo Esportivo do Vasco na última sexta-feira, 7. Eles tiveram a oportunidade de visitar o estádio de São Januário e participar do Tour da Colina, uma visita guiada que revela a história do Cruz-Maltino. Essa iniciativa fez parte do projeto “Explorando a Cidade com a Comunidade”, promovido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária.
“Nossa intenção é proporcionar aos residentes de favelas e comunidades o acesso aos recursos culturais e de entretenimento da nossa cidade, promovendo dignidade, autoestima e senso de pertencimento”, ressaltou Marlí Peçanha, gestora da Secretaria de Ação Comunitária.
Ao chegar, o grupo teve a oportunidade de conhecer o Busto do Almirante. Nesse momento, os visitantes tiveram a chance de tirar fotos e se emocionar com as narrativas do guia turístico. Também fizeram parte do roteiro a visita à Tribuna de Honra, à quadra de basquete, à sala de imprensa, ao vestiário e ao acesso ao campo, onde puderam ver a estátua de Roberto Dinamite, o maior ídolo do Vasco.
Um dos participantes do projeto foi Bernardo Rodrigues, de 12 anos, que estava visitando o local pela primeira vez e se surpreendeu com tudo o que viu.
“O que mais me impressionou foram o campo e os troféus. Eu nem imaginava que o Vasco tinha tantos troféus, de vários tipos e até um do tamanho do meu!”, compartilhou Bernardo.
Também estreante no local, a cozinheira Tiele Lima, torcedora do Gigante da Colina, demonstrou imensa felicidade e aproveitou cada momento do tour.
“Meu sentimento pelo Vasco é de um amor incondicional. Estar aqui é uma experiência singular. Sinto isso pela história do clube e pela grandeza que ele representa no futebol. O momento em que pisei no gramado foi muito especial. Eu me arrepiei e as lágrimas caíram”, relatou Tiele.
“Agradeço muito ao Explorando por me proporcionar essa oportunidade. Esse projeto é fundamental para as comunidades. Muitos residentes de favelas não têm condições de investir em entretenimento. Estamos muito felizes!”, concluiu.
O projeto “Explorando a Cidade com a Comunidade” foi iniciado em 2021 e beneficiou 5,9 mil habitantes de favelas e comunidades. Ao todo, foram realizadas mais de 200 visitas guiadas, proporcionando igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento e lutando contra o estigma da segregação.
Fonte: O Dia