Os times se enfrentaram apenas quatro vezes, em dois duelos de mata-mata que ocorreram em partidas de ida e volta. O primeiro aconteceu em 2007, nas oitavas da Sul-Americana, e o mais recente em 2012, quando se encontraram na Libertadores, também nas oitavas. Em ambas as ocasiões, o Vasco saiu vitorioso. Confira os confrontos:
Show de Leandro Amaral e virada épica em 2007
O primeiro duelo entre Vasco e Lanús ocorreu nas oitavas da Sul-Americana de 2007. No jogo de ida, o time treinado por Celso Roth sofreu uma derrota de 2 a 0 para os argentinos, no estádio La Fortaleza. Os gols foram anotados por Pelletieri, que fez um cabeceio aos 31 minutos do primeiro tempo, e por Sand, que marcou aos 32 da etapa final.
Na partida de volta, o Vasco precisava vencer por três gols de diferença para se classificar. A tarefa se complicou com a ausência do meia Darío Conca, machucado.
Foi então que Leandro Amaral resolveu a parada. Ele abriu o placar aos 29 do primeiro tempo, aproveitando um rebote após um escanteio. O Lanús tentou reagir, mas Sand perdeu uma chance clara logo em seguida.
Leandro Amaral em Vasco x Lanús, em 2007 — Foto: Reprodução
No segundo tempo, o Lanús voltou mais agressivo. Fritzler quase empatou com um forte chute, que desviou. Dois minutos depois, Acosta lançou Blanco, que finalizou e forçou uma defesa de Silvio Luiz.
Quando a pressão argentina aumentava, Wagner Diniz combinou com Leandro Amaral e empatou a partida aos 33. O Vasco ainda perdeu uma chance incrível com Guilherme, mas quando tudo parecia levar aos pênaltis, Leandro Amaral apareceu para marcar novamente, colocando o Vasco nas quartas de final com um triunfo por 3 a 0.
Na próxima fase, o Vasco foi eliminado pelo América do México.
Trem-bala da Colina e pênaltis em 2012
Em 2012, os clubes se reencontraram nas oitavas da Copa Libertadores. O primeiro jogo, realizado em São Januário, terminou com a vitória do Vasco por 2 a 1, com gols de Alecsandro e Diego Souza – Regueiro descontou para os argentinos no segundo tempo. Apesar da vitória, muitos torcedores vascaínos criticaram o técnico Cristóvão Borges ao final da partida.
Um empate na Argentina garantiria o Vasco na próxima fase, mas o jogo se tornou dramático. O Vasco abriu o placar com um belo chute de Nilton, mas na segunda etapa recuou demais, permitindo a virada do Lanús. O destino da vaga teve que ser decidido nos pênaltis.
Diego Souza anotou um golaço na ida contra o Lanús — Foto: Marcelo Sadio / Vasco
Nos pênaltis, o Vasco venceu por 5 a 4; Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro converteram suas cobranças. Do lado do Lanús, Romero foi o único a errar, acertando o travessão.
Avançando, o Vasco enfrentou o Corinthians nas quartas de final, porém foi eliminado novamente.
Agora, Vasco e Lanús se preparam para o duelo na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Essa partida será crucial, já que as equipes estão empatadas com quatro pontos, mas o Lanús lidera pelo saldo de gols. O jogo acontece às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, em São Januário.
Fonte: ge