Nesta sexta-feira (18), o Vasco anunciou oficialmente Dimitri Payet, o seu novo camisa 10 e principal reforço para a temporada. E a calorosa acolhida do meio-atacante no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (16), causou impacto até mesmo na França.
O jornalista do L’Équipe, um dos principais veículos franceses, Eric Frosio conversou com a repórter da ESPN Roberta Barroso e compartilhou como o povo francês viu a chegada de Payet, ídolo do Olympique de Marselha, ao Cruz-maltino.
“A França achou meio estranho Payet sendo recebido como rei, como uma super estrela. Foi uma recepção surpreendente, mas agradou a todos… Todo mundo gostou da acolhida, do calor, da paixão com que foi recebido (pela torcida do Vasco). Foi uma escolha muito interessante, muito diferente. Os caras estão indo para a Arábia Saudita, e ele fez uma escolha diferente”, começou Frosio a dizer.
Em relação à festa no aeroporto, Frosio destacou a grande quantidade de pessoas presentes e fez uma comparação com Zinedine Zidane, o principal jogador do futebol francês e campeão da Copa do Mundo de 1998.
“Foi uma surpresa agradável. Eles acharam estranho que 5 mil pessoas recebessem um jogador que não é o Zinedine Zidane, mas foi incrível e mostrou a paixão que os brasileiros têm pelo futebol”, disse.
Confira as principais respostas de Payet durante a sua apresentação:
Recepção da torcida no Rio de Janeiro
“Agradeço imensamente aos torcedores. Pelo carinho, pelas faixas, pelos cantos. Foi emocionante no aeroporto. Vou retribuir à altura em campo”
Canção criada pela torcida
“De fato, o Olympique de Marselha e o Vasco são dois times que lotam estádios. É raro ver o estádio vazio. O apoio da torcida faz a diferença. Sobre a música, meu português ainda não é bom o suficiente para entender todas as rimas (risos), mas percebi que era para mim. Gostei muito e em breve poderei cantar junto com a torcida”
Conversou com Nenê, ex-PSG e ídolo do Vasco?
“Compreendo a responsabilidade que carrego. Vestir a camisa 10 do Vasco. Infelizmente, ainda não conversei com o Nenê, mas conversei com várias pessoas do clube. Sei o peso deste momento (usar a 10 do Vasco que já foi de Dinamite, que faleceu em 2023). Agradeço muito o apoio da torcida. A mensagem que eu transmito é que sou um jogador com muita garra, dedicado e vou honrar a camisa com muito orgulho”
Como você gosta de jogar?
“Gosto de jogar como um autêntico camisa 10. Aquele meio-campista mais ofensivo. Que contribui, vai para a frente. Vai depender da comissão técnica e dos treinos, mas eu realmente gosto de ser um camisa 10 clássico”
Parte física
“Conheci o treinador e os jogadores. Posso dizer que vi um time muito unido, que joga junto. Nesse último período, eu não estava jogando, então, é verdade, a parte física precisa ser aprimorada. Não sei se estou pronto para domingo. Mas assim que possível, estarei em campo. A vontade é enorme”
O que você sentiu ao pisar em São Januário?
“Antes de vir para o Rio de Janeiro, eu já tinha visto imagens da torcida em São Januário. Mas nada se compara a chegar lá pessoalmente. No aeroporto, vi a festa e senti a emoção da torcida. Com certeza, São Januário é um estádio lendário. E por um motivo: foi construído pelos próprios torcedores. Tenho certeza de que será difícil enfrentar o Vasco nesse caldeirão”
Conversou com o trio do Botafogo e Flamengo
“Conversei com o Gerson. Fomos colegas por 2 anos, conversávamos muito. Ajudei-o a se adaptar na França no início. Nada mais justo do que ligar para ele e saber mais sobre o Vasco. Saber como é estar aqui, jogar no Vasco. Ele fez elogios ao clube. Luis Henrique também, jogou comigo na França e está no Botafogo. Eu os ajudei lá e eles vão me ajudar aqui também”
Apelo à Justiça para liberar São Januário
“A segurança, é claro, é importante. Para jogadores, torcedores e clube em geral. Defendo a segurança de todos. Mas, por outro lado, estádio vazio não tem a mesma atmosfera do futebol. Arquibancadas sem cantos, sem bandeiras. Isso não transmite paixão. Torço para que a Justiça e o Vasco possam se organizar para resolver isso o mais rápido possível”.
Fonte: ESPN
Escreva seu comentário