A maior promessa do Vasco na atualidade, Rayan, não participará da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. Com 17 anos, ele vai começar os treinos de pré-temporada de 2024 junto com o elenco principal do Cruzmaltino em janeiro e, por isso, não jogará no principal torneio sub-20 do Brasil, que é comandado por William Batista.
Em 2023, Rayan jogou oito partidas pelo time principal do Vasco, sendo titular em três delas. Sua estreia foi em janeiro, no empate em 1 a 1 com o Audax pelo Campeonato Carioca, no Estádio Luso-Brasileiro. Em junho, ainda com 16 anos, fez seu primeiro jogo como titular na derrota por 2 a 1 para o Internacional no Beira-Rio, pela 10ª rodada do Brasileirão, e fez seu primeiro e único gol como profissional até então.
Sua última atuação entre os jogadores principais do Vasco foi em julho, na derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O revés em São Januário marcou a estreia do técnico Ramón Díaz, que recebeu boas recomendações e gostou de Rayan. O argentino, no entanto, acreditava que a equipe precisava de mais experiência para lidar com a briga contra o rebaixamento e não utilizou mais o garoto.
Agora, com o Vasco assegurado na Série A em 2024 e em uma situação bem mais tranquila, Rayan deve receber oportunidades com Ramón. A estreia no Campeonato Carioca será no dia 17 de janeiro, às 21h30 (de Brasília), contra o Boavista em São Januário.
Destaque na base, cláusula milionária e parentesco no futebol
Rayan está no Vasco desde os cinco anos de idade e é filho do ex-zagueiro Valkmar, que jogou pelo clube de 1995 a 2000 e fez parte do grupo que conquistou Libertadores, Mercosul e Campeonato Brasileiro. O garoto sempre se destacou nas categorias de base, tendo conquistado o Campeonato Carioca e a Recopa Carioca sub-17 em 2021; a Copa Rio, o Campeonato Carioca e a Recopa Carioca sub-17 em 2022; e a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca sub-20 em 2023. Mesmo sem ter estreado profissionalmente, assinou contrato profissional com o Cruzmaltino até 2025 no final do ano passado.
As seleções de base também fizeram parte da vida do atacante desde cedo. Em julho de 2021, quando tinha acabado de completar 15 anos, foi convocado para um período de treinos com a equipe sub-15 do Brasil. Em fevereiro de 2022, foi chamado pela primeira vez para a Seleção Sub-17. Ainda com 16 anos, Rayan foi campeão e artilheiro do Sul-Americano sub-17, marcando cinco gols e dando três assistências na vitoriosa campanha, e disputou a Copa do Mundo da categoria em 2023, anotando três gols.
O jovem voltou do Mundial na Indonésia com uma inflamação na patela. A lesão, no entanto, não foi grave e ele já está recuperado. Sem ser utilizado por Ramón Díaz, voltou para o sub-20 do Vasco e jogou o Brasileirão da categoria neste ano, mas não conseguiu evitar a eliminação para o Fluminense nas oitavas de final.
Com tanto destaque na base, o interesse de clubes europeus foi inevitável. Rayan é observado pelo Barcelona desde os 15 anos de idade e tem uma cláusula de rescisão de €80 milhões para clubes do exterior estabelecida em seu contrato. O jovem detém ainda os recordes de jogador mais jovem a atuar e marcar pelo Vasco neste século, respectivamente com 16 anos, 5 meses e 16 dias e 16 anos, 10 meses e 8 dias.
Fonte: Trivela