Já se passou um turno desde que Rayan marcou seu primeiro gol como jogador profissional do Vasco. Essa conquista aconteceu quando ele tinha 16 anos, 10 meses e oito dias, na derrota por 2 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio, em 11 de junho. O atacante se tornou o jogador mais jovem a marcar pelo Cruz-Maltino no século 21, porém acabou perdendo espaço depois do gol.
O último jogo de Rayan pela equipe principal do Vasco foi na derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR, em São Januário. Naquela ocasião, o técnico Ramón Díaz fez sua estreia no comando da equipe e colocou o atacante para jogar nos minutos finais da partida. Desde então, o jogador não teve mais oportunidades e retornou ao time sub-20.
A decisão foi tomada pela comissão técnica visando preservar e cuidar do desenvolvimento de Rayan. Naquela época, o Vasco estava em último lugar, com apenas 9 pontos, e ter o atacante relacionado poderia criar uma pressão desnecessária por sua utilização, mesmo não estando totalmente preparado. Além de Rayan, outros jogadores mais jovens também acabaram perdendo espaço.
O retorno de Rayan à base deixou seus familiares e amigos chateados, mas o próprio jogador aceitou a decisão e permaneceu focado e motivado para jogar no time sub-20. Rayan é considerado a maior promessa da base do Vasco e no momento está com a Seleção Brasileira Sub-17, na Granja Comary, em Teresópolis, se preparando para o Mundial da categoria. O campeonato será disputado na Indonésia e o Brasil estreará contra o Irã no dia 11.
Se o Brasil não chegar à final do Mundial (2/12), há a possibilidade de Rayan ser integrado à equipe profissional do Vasco para a reta final do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Lance!