O embate entre Vasco e Internacional na quinta-feira (26), em São Januário, colocará frente a frente os treinadores Ramón Díaz e Eduardo Coudet. Contudo, essa não será a primeira vez que o futebol proporciona esse encontro entre os argentinos, afinal, ambos trabalharam juntos no River Plate. Ramón, então, em seus primeiros anos como técnico e Coudet, 15 anos mais novo, ainda como jogador. Esse período, aliás, contou com momentos um tanto conturbados na relação entre eles.
Em entrevista de Eduardo Coudet à “ESPN” da Argentina, em 2012, o atual comandante colorado relembrou o dia a dia com o próximo rival na época do River. Com detalhes de bastidores no cotidiano do time argentino, o treinador afirmou que, apesar de extrair o melhor de cada jogador, a relação de Ramón com os jogadores era complicada.
“Com o Ramón, agora, tenho uma relação sensacional. Já nos encontramos e tal. Mas era o mais parecido a Satanás naquele momento. Era o pior que existia, o Ramón. Era um filho da mãe, com todas as letras. Mas ele tirava o melhor de você”, disse Coudet.
“Por exemplo, você arrebentou, marcou três gols, mas não sabe se vai jogar o próximo jogo com ele. Você não sabia. Portanto, estava sempre com a exigência em 100%”, disse, em outro momento, sobre as mudanças que também ocorreram com frequência no Vasco nos primeiros meses.
Mudança de postura de Ramón Díaz
Eduardo Coudet vestiu a camisa do River Plate nos anos 2001 e 2002. Neste período, com Ramón como técnico, o time argentino conquistou o campeonato nacional da temporada 01/02. Na época, o ex-atacante vivia seus primeiros anos à beira do campo. Assim, com o passar do tempo, ele foi se tornando mais tolerante e ponderado, afinal, nessa época, Ramón tinha 42 anos (atualmente com 64 anos) e ainda era muito pilhado. O próprio Coudet falou sobre essa mudança do treinador.
“Mas agora ele fez um ‘clique’ e está muito mais tranquilo. Porém, se ele te chamasse para falar era duríssimo. Eu tenho a minha teoria de que no momento você quer matar a pessoa e depois você assimila e quer aprender um monte de coisas. Ele tinha um vestiário complicado, em toda a sua trajetória como técnico do River. E não é fácil administrar um vestiário dessa magnitude. Ele administrava muito bem”, explicou.
Primeiro confronto como treinadores
A partida em São Januário, às 19h, marcará o primeiro duelo entre Ramón e Coudet como treinadores. Para o técnico cruz-maltino, será o segundo jogo no futebol brasileiro em que ele enfrentará um compatriota. O primeiro foi Vovojda, na vitória do Vasco por 1 a 0 contra o Fortaleza. Com 30 pontos e na 16ª colocação, o clube carioca luta para se afastar da zona de rebaixamento.
Enquanto isso, o Internacional vem de uma goleada de 7 a 1 sobre o Santos e soma cinco pontos a mais, ocupando a 12ª posição na competição.
Fonte: Jogada 10
Escreva seu comentário