O Vasco da Gama conquistou 1 ponto importante na batalha contra a queda ao empatar em 1×1 com o Bahia, na Fonte Nova, pela 23ª rodada do Brasileiro. No entanto a arbitragem de Ramon Abatti Abel gerou indignação dos torcedores do Vasco e foi tema na entrevista coletiva após o jogo.
Entre as reclamações, o treinador Ramón Díaz pediu a expulsão do lateral Gilberto, do Bahia, no lance que resultou em pênalti para o Cruzmaltino. O jogador do Tricolor que havia recebido o cartão amarelo no primeiro tempo, deu um carrinho em Marlon Gomes dentro da grande área.
– No momento do pênalti, deveria ter sido cartão e expulsão, mas ele não foi punido. Para o Vasco, uma ação e vermelho, mostrou imediatamente. Tem coisas que precisam ser iguais para os dois lados. Os árbitros e o VAR já nos prejudicaram na partida contra o Palmeiras. E hoje também deveria ter sido cartão no momento do pênalti e expulsão, mas também não o expulsou. O futebol brasileiro é muito importante, todo o mundo vê isso. Portanto, essas coisas precisam ser corrigidas, não pode acontecer sempre assim.
No final da partida, o volante Jair, que tinha entrado na segunda etapa, foi diretamente expulso após dar uma cotovelada em Luciano Juba. Com a expulsão, o meio-campista não enfrentará o Fluminense na próxima rodada, que ocorrerá no dia 16, ainda sem local definido.
Com o resultado contra o Bahia, o Gigante da Colina chegou aos 17 pontos, mantendo-se na 17ª posição do campeonato. Além disso, o Time da Cruz de Malta possui um jogo a menos, contra o América-MG. O confronto está agendado para o dia 23 de setembro.