O comandante Ramón Díaz fará sua estreia no Maracanã como técnico do Vasco. O treinador estava suspenso e não pôde acompanhar a comissão técnica na vitória sobre o Atlético-MG. Neste domingo (22), o argentino estará à beira do campo contra o Flamengo, em seu primeiro Clássico dos Milhões, marcando o reencontro do argentino com o Rubro-Negro, oponente que costuma trazer boas recordações.
Em fevereiro deste ano, o Al Hilal, da Arábia Saudita, liderado por Ramón Díaz, derrotou o Flamengo por 3 a 2, na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. A derrota rubro-negra foi um grande dissabor para sua torcida, ao passo que trouxe grande alegria para os torcedores vascaínos. Agora, mais de oito meses depois, o argentino é o treinador do Vasco, tendo a oportunidade de alegrar novamente os cruz-maltinos de forma direta.
Vale ressaltar que o Flamengo passou por algumas mudanças desde aquela partida. Começando pelo treinador, que era o português Vítor Pereira. Hoje, o comandante é Tite, que sucedeu o argentino Jorge Sampaoli e está em seu começo de trabalho. No entanto, a base da equipe é a mesma e bastante familiar para Ramón Díaz. O clima no Vasco é de confiança em obter um bom resultado, uma vez que o Cruz-Maltino aprendeu a competir, graças a Ramón Díaz.
Perdeu, mas se classificou
Como jogador, Ramón Díaz também teve sucesso diante do Flamengo. Em 1991, o atacante defendia o River Plate, que enfrentou o Rubro-Negro nas quartas de final da Supercopa Libertadores, competição que reunia apenas os campeões da Copa Libertadores.
No primeiro jogo, o River Plate venceu por 1 a 0, na Argentina. No Maracanã, o Flamengo venceu por 2 a 1, levando a decisão da vaga para os pênaltis. Ramón Díaz acertou a trave em sua cobrança, mas seus companheiros converteram as outras quatro penalidades, enquanto Júnior e Uidemar desperdiçaram suas cobranças pelo Rubro-Negro.
Clássico não se joga, se ganha
Em seu primeiro clássico como técnico do Vasco, Ramón Díaz saiu vitorioso ao derrotar o Fluminense por 4 a 2, no Nilton Santos. Ao conquistar a vitória, o treinador manteve sua tradição de obter bons resultados em jogos de grande rivalidade.
Na Argentina, Ramón Díaz comandou River Plate, San Lorenzo e Independiente, três dos cinco grandes do país, que também incluem Boca Juniors e Racing. Os jogos entre essas equipes também são conhecidos como clássicos, e o treinador possui grande vantagem nos confrontos disputados.
Como treinador, Ramón Díaz disputou 89 clássicos, obtendo 40 vitórias, 30 empates e 19 derrotas. O Lance! realizou uma pesquisa com o retrospecto do técnico em partidas de grande rivalidade na Argentina.
Fonte: Lance!
Escreva seu comentário