Encarar e vencer o Flamengo não é algo novo para Ramón Díaz. Afinal, o atual técnico do Vasco já eliminou o Rubro-Negro em duas ocasiões diferentes – uma como jogador e outra como treinador. A última delas está bem fresca na memória dos torcedores: foi com o Al Hilal, da Arábia Saudita, no Mundial de Clubes, em fevereiro.
Um bom sinal para os vascaínos para o clássico deste domingo, às 16h, no Maracanã, válido pela 28ª rodada do Brasileirão. Além disso, há 32 anos, Ramón também pisou no gramado do Maior do Mundo e, ainda como jogador, ajudou o River Plate a superar o Flamengo na segunda fase da Supercopa da Libertadores de 1991.
Na ocasião, apesar da derrota por 2 a 1 (gols de Gaúcho para o Fla), a vaga na terceira fase do torneio foi decidida nos pênaltis, pois os argentinos haviam vencido por 1 a 0 no Monumental de Nuñez. Ramón Díaz, então atacante de 32 anos, converteu uma das cobranças. Ele teve uma carreira longa no futebol europeu e retornou ao seu clube de origem antes de se aposentar.
Estreia como treinador
Curiosamente, o clássico será a primeira vez que o treinador irá comandar efetivamente a equipe cruz-maltina no gramado. Isso porque, o argentino estava suspenso contra o Atlético-MG, em agosto, e seu filho e auxiliar, Emiliano, foi o responsável por dar as orientações.
Ramón Díaz, por sinal, comemorou sua “estreia”, após a vitória sobre o Fortaleza, na última quarta-feira, em São Januário.
“Feliz por jogar no Maracanã, já que no outro jogo lá eu não pude estar (assisti das cabines). Será uma partida difícil, vamos competir e lutar. Será um grande clássico (…). É como jogar no Monumental (estádio do River Plate), pela quantidade de público, pela atmosfera, pelo clássico. Vamos tentar recuperar todos e fazer uma grande partida. Será minha primeira vez como treinador”, reforçou.
Vitória histórica com o Al Hilal
O time atual do Flamengo apresenta poucas mudanças em relação ao confronto com o Al Hilal. Portanto, o técnico vascaíno pode dizer que conhece bem o adversário, tendo estudado bastante no início do ano. E, como resultado, veio a histórica vitória por 3 a 2, na semifinal do Mundial de Clubes. Na época, Ramón afirmou que os brasileiros não esperavam uma equipe de tanta qualidade como a dele.
“Acredito que eles ficaram surpresos com a qualidade dos nossos jogadores. Isso surpreendeu durante o jogo, não demos espaço para eles, se olharmos a partida, o único chute do Flamengo no primeiro tempo foi o gol”, disse, logo após a conquista.
Apesar da estreia em um Flamengo x Vasco, o Clássico dos Milhões, o argentino já venceu um duelo regional. Foi contra o Fluminense, mês passado, por 4 a 2, no Nilton Santos. Na ocasião, a torcida vascaína ocupou 90% do estádio. Desta vez, o Maracanã teve 50% dos ingressos para cada lado, seguindo o acordo entre os clubes.
Fonte: Jogada10