Ramón Díaz não é o único responsável pela reação do Vasco no Campeonato Brasileiro, mas certamente vem sendo um dos principais fatores para a ascensão do time. Em dez jogos e pouco mais de dois meses, o argentino e sua equipe conseguiram alterar o rumo da temporada e tirar o clube da zona de rebaixamento, algo que parecia improvável há pouco tempo.
Ramón não era a primeira opção do Vasco, mas foi o único treinador que aceitou o desafio. O argentino abraçou a ideia de evitar uma nova queda para a Série B e, mais do que isso, conseguiu recuperar a confiança do elenco, que estava abalado emocionalmente após a sequência de 10 derrotas em 11 jogos. O grupo comprou o discurso do treinador.
O “Vasco não vai cair”, afirmado com convicção por ele e até mesmo acompanhado de um soco na mesa após a partida contra o Bahia (22ª rodada), se tornou um mantra da equipe.
Obviamente Ramón Diáz não alcançou tudo isso sozinho. A chegada de reforços contratados pela SAF foi fundamental para a melhora no desempenho. Ramón, no entanto, também teve papel importante nas contratações e contribuiu para a chegada de jogadores como Vegetti, Praxedes e Sebástian, já na reta final da janela de transferências.
Com discursos inspiradores e combativos, Ramón, até o momento, não permitiu que o Vasco baixasse a guarda. Desde a partida contra o Grêmio – sua primeira vitória após duas derrotas iniciais -, o time tem jogado com intensidade e obtido bons resultados. O aproveitamento nos últimos 8 jogos é de 70,8%. Incluindo as duas primeiras derrotas, o aproveitamento cai para 56,7%. Ainda assim, muito superior aos cerca de 20% que o Vasco tinha até então no Campeonato Brasileiro.
Abaixo, o ge, com a ajuda do Espião Estatístico, apresenta uma análise detalhada dos primeiros 10 jogos de Ramón Díaz à frente do Vasco.
Desempenho do Vasco com Ramón Díaz
- 10 partidas disputadas
- 5 vitórias
- 2 empates
- 3 derrotas
- 15 gols marcados
- 11 gols sofridos
- 56,7% de aproveitamento
Ramón Díaz utilizou 32 jogadores
- Gabriel Pec, Léo Jardim e Lucas Piton atuaram em todas as 10 partidas com Ramón (10 jogos)
- Léo Jardim e Lucas Piton foram escalados como titulares em todas as 10 partidas
- Léo Jardim foi o jogador que mais tempo esteve em campo com Ramón (1.031 minutos)
- Sebastián e Marlon Gomes foram os jogadores mais aproveitados saindo do banco (5 jogos)
- Ramón repetiu a mesma escalação em apenas uma ocasião (contra Coritiba e América-MG)
Fonte: ge