Outra equipe com expressiva presença foi o Fortaleza, que superou o Vitória por 3 a 1, e teve como destaques o lateral-direito Tinga (autor de um gol), o meia Pochettino, também marcando um tento, e o atacante Breno Lopes, que anotou um gol de falta e deu uma assistência.
Nos cinco jogadores com melhor desempenho da rodada, o grande destaque foi o atacante Isidro Pitta, que se destacou na vitória do Cuiabá sobre o Bahia, na Fonte Nova, diante de quase 50 mil espectadores. O paraguaio assinalou os dois gols do Dourado e foi o jogador com mais pontos na 17ª rodada, acumulando 7,54 pontos. Além disso, realizou cinco finalizações, sendo três no alvo, e teve uma oportunidade criada.
Outro destaque do período foi o meio-campista Alisson, do São Paulo, que figurou pela primeira vez entre os melhores da rodada justamente após se lesionar durante o jogo. Já o zagueiro Junior Alonso, vencedor do prêmio em 2020 e 2021, balançou as redes em seu retorno ao Atlético-MG e entrou na seleção da rodada.
A formação da seleção da 17ª rodada ficou da seguinte maneira:
John (Botafogo), Tinga (Fortaleza), Junior Alonso (Atlético-MG), Bastos (Botafogo) e Ramon (Cuiabá); Alisson (São Paulo), Pochettino (Fortaleza) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Luiz Henrique (Botafogo), Isidro Pitta (Cuiabá) e Breno Lopes (Fortaleza). Técnico: Artur Jorge (Botafogo).
Já a seleção geral do campeonato sofreu apenas uma modificação, com a entrada do lateral-esquerdo Cuiabano, do Botafogo, no lugar de Piquerez, do Palmeiras. Na disputa pelo Troféu Bola de Ouro, Matheus Pereira, do Cruzeiro, que teve grande atuação na vitória sobre o Red Bull Bragantino, se mantém na liderança, com Bastos (Botafogo), Pedro (Flamengo), William (Cruzeiro) e Estêvão (Palmeiras) na sua cola.
A seleção do Bola de Prata após a 17ª rodada ficou assim:
João Ricardo (Fortaleza), William (Cruzeiro), Gabriel Xavier (Bahia), Bastos (Botafogo) e Cuiabano (Botafogo); Marlon Freitas (Botafogo), Savarino (Botafogo) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Wesley (Internacional), Pedro (Flamengo) e Estêvão (Palmeiras). Técnico: Rafael Paiva (Vasco).
O Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha terá uma novidade em 2024. Diferentemente dos últimos anos, quando a seleção do campeonato era formada no esquema 4-4-2, este ano a seleção dos melhores será mais flexível do meio para frente. Atrás, serão premiados o melhor goleiro, os dois melhores zagueiros e os dois laterais (direito e esquerdo). Nas outras seis vagas do time ideal, teremos obrigatoriamente um volante, um meia e um atacante. Já os outros três jogadores que entrarão na seleção serão aqueles com as maiores médias, independentemente da posição. Porém, com o limite máximo de 3 jogadores por posição. Assim, poderemos ter, por exemplo, três volantes, dois meias e um atacante, ou 1 volante, 2 meias e 3 atacantes. A cada rodada, o esquema da seleção poderá variar.
Desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas.
Fonte: ESPN