O Alvinegro, que quase garantiu o simbólico título do turno, se destaca com o zagueiro Bastos, o lateral-esquerdo Cuiabano e o meio-campista Savarino presentes no time ideal do campeonato.
Com sete vitórias em sete jogos como mandante, o Cruzeiro, único clube com aproveitamento total nestas condições, teve dois jogadores na seleção do Bola de Prata: o lateral-direito William e o meio-campista Matheus Pereira, este último também terminou como destaque do primeiro turno.
Após a 19ª rodada, houve alterações na seleção geral do Bola de Prata em relação à rodada anterior. O goleiro João Ricardo, do Fortaleza, retomou a liderança na posição, superando John, do Botafogo. Entre os volantes, Marlon Freitas, do Botafogo, foi ultrapassado por Fernandinho, do Athletico-PR.
A escalação da seleção do Bola de Prata no primeiro turno ficou assim: João Ricardo (Fortaleza), William (Cruzeiro), Gabriel Xavier (Bahia), Bastos (Botafogo) e Cuiabano (Botafogo); Fernandinho (Athletico-PR), Savarino (Botafogo) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Lucas Moura (São Paulo), Pedro (Flamengo) e Estêvão (Palmeiras). Técnico: Rafael Paiva (Vasco).
Na seleção da 19ª rodada, grandes nomes se destacaram. No Top-5 dos pontuadores, o colombiano Jhon Arias foi o destaque ao marcar o gol da vitória do Fluminense sobre o Palmeiras por 1 a 0.
Pelo São Paulo, Lucas Moura, com um gol e uma assistência no empate contra o Botafogo, figurou como segundo melhor da rodada. Pelo Corinthians, Rodrigo Garro empatou contra o Grêmio com um golaço, ocupando a terceira posição. Por sua vez, Arrascaeta, autor de um gol contra o Vitória, foi o quarto melhor.
Destacam-se também o goleiro Cássio, premiado em 2023 pelo Corinthians e agora na seleção da rodada pelo Cruzeiro. Villasanti, do Grêmio, também vencedor em 2023, fez um golaço contra o Corinthians e retornou à seleção da rodada.
A formação da seleção da 19ª rodada foi a seguinte: Cássio (Cruzeiro), William (Cruzeiro), Thiago Silva (Fluminense), João Marcelo (Cruzeiro) e Cuiabano (Botafogo); Villasanti (Grêmio), Rodrigo Garro (Corinthians) e Arrascaeta (Flamengo); Jhon Arias (Fluminense), Lucas Moura (São Paulo) e Ferreira (São Paulo). Técnico: Mano Menezes (Fluminense).
O Prêmio ESPN Bola de Prata apresentará uma novidade em 2024. Diferentemente dos anos anteriores, quando a seleção do campeonato seguia o esquema 4-4-2, este ano terá maior flexibilidade, especialmente no setor ofensivo.
Serão premiados o melhor goleiro, os dois melhores zagueiros e os dois laterais (direito e esquerdo). Nas outras seis vagas do time ideal, teremos um volante, um meia e um atacante. Os demais três jogadores serão os que tiverem as maiores médias, com limite de 3 por posição. Isso permite formações como três volantes, dois meias e um atacante, ou um volante, dois meias e três atacantes, por exemplo. O esquema da seleção poderá variar a cada rodada.
Desde 2017, o prêmio leva em consideração 40% das estatísticas (Algoritmo DataESPN) e 60% das notas dos jornalistas.
Fonte: ESPN