Fortaleza e Vasco se enfrentam no sábado (9), às 19h, na Arena Castelão, pela 33ª rodada do Brasileirão. O ge estará de olho em todos os momentos da partida.
De um lado, Vojvoda comanda o Fortaleza há quatro temporadas. Sob sua liderança, o time conquistou três estaduais e duas Copas do Nordeste. Em 2024, o desafio para o Fortaleza é encarar a Série A e a Sul-Americana sem perder a força em nenhuma das competições. O time avançou nas competições internacionais até as quartas de final, onde foi eliminado pelo Corinthians. Na Série A, a equipe luta pelo título.
Rafael Paiva chegou ao Vasco inicialmente como técnico do sub-20. Após a saída de Ramón Díaz, teve suas primeiras oportunidades como interino e assumiu oficialmente a equipe após a partida do português Álvaro Pacheco. Até agora, contabiliza 32 jogos à frente do time carioca, com 13 vitórias.
Os dois técnicos se enfrentam pela terceira vez nesta temporada. Na estreia de Rafael Paiva, o Vasco empatou com o Fortaleza na Copa do Brasil. No segundo encontro, a equipe de Paiva se saiu melhor nas cobranças de pênaltis, eliminando o Leão na terceira fase do torneio. Pelo Brasileirão, o time carioca venceu em casa por 2 a 0 no primeiro turno.
Vojvoda do Fortaleza x Rafael Paiva do Vasco — Foto: Arte Esporte
Números dos técnicos:
Vojvoda
- 266 partidas no comando do Fortaleza
- 131 triunfos
- 62 empates
- 73 derrotas
- 6º clube em sua carreira como treinador
Rafael Paiva
- 32 jogos
- 13 vitórias
- 10 empates
- 9 derrotas
- 1º time profissional de sua trajetória
A comentarista do sportv, Jordana Araújo, elogiou o trabalho de Vojvoda no Fortaleza.
– Vojvoda é um dos grandes técnicos do futebol brasileiro. Não só pelo seu trabalho duradouro, mas também pela habilidade que demonstra ao lidar com o que possui, permitindo flexibilidade e uma rica abordagem tática.
Jordana Araújo destacou a importância de Rafael Paiva no Vasco em 2024.
– Ele é fundamental para mudar a sorte do Vasco, reorganizou a equipe, tirando-a da parte inferior da tabela do Brasileirão e levando-a até a semifinal da Copa do Brasil, mostrando confiança e conhecimento do clube. O grande trunfo do treinador cruzmaltino foi simplificar o esquema tático e maximizar algumas peças individuais, além de tirar proveito da base. Assim que ele assumiu frente ao São Paulo, decidiu usar uma linha inicial com quatro defensores e um meio-campo com dois volantes próximos aos zagueiros, garantindo proteção defensiva e uma saída de jogo eficiente. Ele buscava sempre Adson e David (antes de se machucar) bem posicionados nas pontas – analisou.
Quem chega com vantagem?
O Fortaleza briga pela vice-liderança e é imbatível em casa na Série A. O Vasco, por sua vez, não perdeu para o Leão nesta temporada. O comentarista do Globo Esporte CE, André Almeida, avaliou o embate entre os técnicos.
– Comparando as duas trajetórias, Vojvoda tem muito mais experiência, confiança e respaldo, além de um elenco bem montado. Comparar seria injusto, porém é um embate interessante entre técnicos. Rafael Paiva está no começo de sua carreira e tem muito a provar, mas está encarando um grande desafio, que é o Vasco – afirmou.
– O Fortaleza é o favorito para essa disputa, especialmente por estar na parte de cima da tabela, vindo de uma vitória convincente por 3 a 0, casa cheia, torcida empolgada e com um conjunto de jogo superior – completou André.
Nos 16 jogos em casa pelo Brasileirão, o Fortaleza sob o comando de Vojvoda venceu 12 e empatou quatro.
– Atualmente, vejo o Fortaleza em um momento melhor que o Vasco, conseguiu dois resultados positivos que o mantêm entre os três primeiros da tabela (contra Palmeiras e Juventude), o que traz mais tranquilidade, além de jogar em casa com uma excelente campanha – destacou Jordana.
Fonte: ge