Rafael Paiva iniciou sua trajetória no Vasco em 1º de maio, durante a primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil. Naquela ocasião, o clube empatou em 0 a 0 contra o Fortaleza, na Arena Castelão. Ao todo, ele comandou a equipe em 35 jogos, registrando 13 vitórias, 10 empates e 12 derrotas.
O auge do trabalho do treinador ocorreu entre o final de julho e o início de setembro, quando o Vasco ficou invicto em oito partidas, vencendo cinco delas nesse período. Além disso, essa fase foi marcada pela classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.
Falando do torneio, o Vasco teve bons momentos, alcançando a semifinal, onde foi eliminado pelo Atlético-MG. Antes disso, a equipe já havia superado adversários robustos como Fortaleza e Athletico.
A última vitória do Vasco sob o comando de Rafael Paiva foi em 28 de outubro, quando o time venceu o Bahia por 3 a 2 em São Januário. Desde então, ocorreram quatro derrotas seguidas e o time conseguiu marcar apenas um gol, enquanto sofreu dez gols nesse período.
Na disputa no Campeonato Brasileiro, Rafael Paiva levou o Vasco a 43 pontos, praticamente assegurando a sua permanência na Série A, mas a equipe ainda terá mais três jogos na competição para garantir de vez a segurança.
Fonte: RTI Esporte