Esta é a segunda parte da pesquisa AtlasIntel, originalmente publicada pelo jornal Estado de S.Paulo. Na primeira parte, o levantamento revelou pequenas diferenças entre as maiores torcidas do Brasil, com Flamengo e Corinthians liderando e São Paulo, Palmeiras e Vasco completando o top 5. Você pode entender mais sobre a metodologia da pesquisa abaixo.
Confira a lista completa
Artur Jorge, o treinador português do Botafogo, que lidera o Campeonato Brasileiro e levou a equipe às quartas de final da Libertadores, foi escolhido por 8,1% dos entrevistados. Em quinto lugar, temos um novato, Fernando Seabra, de 46 anos, treinador do Cruzeiro há apenas quatro meses.
Outro estrangeiro, o argentino Luís Zubeldía, do São Paulo, ficou em sexto lugar (4,1%), à frente de Renato Gaúcho, do Grêmio, mencionado por 3,8% dos entrevistados na sétima posição. Nomes mais conhecidos como Rogério Ceni, do Bahia, e Mano Menezes, atualmente no Fluminense, foram citados por 3,7% e 3,2% dos participantes da pesquisa, respectivamente. O treinador do Vasco, Rafael Paiva, aparece na frente dessa dupla.
A preferência por Abel com os rivais
Além da votação expressiva de Abel entre os torcedores do Palmeiras – 76,8% dos entrevistados que se declararam palmeirenses o escolheram -, o treinador português está bem avaliado entre corintianos (31% mencionaram Abel), são-paulinos (29,3%) e flamenguistas (21,7%). Além disso, 36,2% dos vascaínos, a quinta maior torcida do país, votaram em Abel. Dos torcedores do Fluminense, 33,5% escolheram Abel Ferreira.
No entanto, o treinador mais votado entre sua própria torcida é Vojvoda. Incrivelmente, 96,3% dos torcedores do Fortaleza escolheram o argentino como o melhor do Brasil. Artur Jorge, do Botafogo, também foi muito bem avaliado pelos alvinegros – 86% o elegeram como o melhor treinador do país.
Tite, experiente treinador que comandou a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo, foi mencionado por 47,5% dos torcedores do Flamengo como o melhor treinador do Brasil – um percentual bem menor do que a preferência dos cruzeirenses por Fernando Seabra (72,6% dos torcedores da Raposa votaram nele) ou do ídolo gremista Renato Gaúcho, que foi escolhido por mais da metade dos torcedores do Grêmio (51,1%).
A metodologia da pesquisa
A pesquisa da Atlas coleta informações organicamente durante a navegação de rotina na internet – por meio de smartphones, tablets, laptops ou computadores. O método usado, chamado de RDR (Recrutamento Digital Randômico), foi desenvolvido pela AtlasIntel para obter “amostras robustas” que representem de maneira precisa a população-alvo – isto é, a calibragem procura alcançar principalmente pessoas interessadas em futebol que navegam na internet.
Segundo o instituto de pesquisa, esse método tem duas vantagens: envolve diversas fontes de viés e lida com possíveis super ou sub-representações de grupos demográficos.
Outra vantagem é evitar o possível impacto psicológico da resposta ao pesquisador nas ruas ou nas residências. A AtlasIntel acredita que as pessoas entrevistadas podem responder de forma completamente anônima e sem medo de causar uma impressão negativa no entrevistador ou nas pessoas que possam estar ouvindo as respostas.
Além da metodologia, a principal diferença da pesquisa pela internet é o número de municípios consultados. A pesquisa Ipec de 2022 consultou 128 municípios. A pesquisa mais recente da Quaest e da rádio Itatiaia (MG) envolveu 325 cidades. A pesquisa da AtlasIntel recebeu respostas de 1.341 municípios brasileiros – no ano passado, já havia consultado 640.
Perfil dos entrevistados (em %)
Para garantir a representatividade em nível nacional, as amostras da Atlas são pós-estratificadas usando um algoritmo interativo com um conjunto mínimo de variáveis-alvo: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior. As amostras resultantes do processo de pós-estratificação são semelhantes ao perfil da população adulta do Brasil, incluindo aqueles que têm acesso mais limitado à tecnologia.
Fonte: ge