Após a fala de Marcelo Sant’Ana, diretor de futebol, Rafael Paiva concedeu uma entrevista com opiniões divergentes. O técnico do Vasco optou por não aprofundar nas questões de arbitragem, tema que gerou reclamações por parte de jogadores como Maicon e Vegetti, durante a derrota por 1 a 0 para o Grêmio, no último domingo, na Arena Condá.
– O que o Marcelo disse sobre a arbitragem já foi o suficiente. Não pretendo alongar esse assunto. Tentamos orientar os árbitros para que não sejam o centro das atenções em campo. A arbitragem foge do nosso controle, então devemos focar nos jogadores. É neles que pretendo concentrar meus esforços – declarou.
O gramado da Arena Condá também teve seu destaque. As fortes chuvas causaram consequências no campo, com a presença de poças d’água e locais tomados por lama.
– A partida ficou extremamente atípica. Fogiu do que imaginávamos controlar. A chuva e as condições do gramado foram extremamente prejudiciais. Era um confronto baseado em disputas e recuperações de segunda bola. Qualquer deslize resultava em contra-ataque, e foi assim que sofremos o gol. As jogadas de bola parada também tiveram um peso significativo. A partida saiu do contexto habitual, tornando-se um verdadeiro embate físico – analisou o treinador.
Philippe Coutinho iniciou como titular pela primeira vez, porém foi substituído no intervalo devido às circunstâncias do jogo. Dimitri Payet entrou no lugar do meia. Além disso, no segundo tempo, o técnico optou por promover a entrada do zagueiro Robert Rojas, substituindo o atacante Emerson Rodríguez.
– Quanto às substituições, havíamos planejado uma partida com outra abordagem, focada na construção de jogadas. Contudo, a dinâmica mudou para um jogo de bolas longas e recuperação de rebotes. O Grêmio estava levando vantagem nesse quesito, o duelo individual de Soteldo estava nos causando dificuldades. Optamos por três zagueiros para melhorar a defesa e ter laterais mais atuantes. Conseguimos ter um pouco mais de controle, mas sofremos um gol imediatamente. Maicon sentiu um desconforto muscular, provavelmente devido ao desgaste dos jogos, então preferimos não arriscar sua saúde – explicou.
Outras declarações de Rafael Paiva
Situação do Vasco
– O Campeonato Brasileiro é extremamente desafiador. Para mim, é o mais competitivo que existe. Nas últimas rodadas, equipes que estavam na parte baixa da tabela começaram a pontuar, enquanto nós não. Precisamos voltar a conquistar pontos rapidamente. Na quarta-feira teremos o jogo mais importante do ano até o momento, e é crucial que essas derrotas não abalem nosso desempenho. Sabíamos que essa sequência de quatro jogos fora seria complicada, mas precisamos seguir em frente. Já estamos com o pensamento no próximo desafio – finalizou.
Fonte: ge