Após triunfar sobre o Palmeiras por 1 a 0, no embate entre líder e vice-líder, o Botafogo ampliou sua liderança na tabela do Brasileirão e foi o time com maior número de representantes na equipe da 17ª rodada do Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha 2024. Com 36 pontos, três a mais que o rival paulista, o Fogão emplacou três jogadores na equipe da rodada: o goleiro John, o defensor Bastos e o atacante Luiz Henrique, além do técnico Artur Jorge.
O Fortaleza, que superou o Vitória por 3 a 1, foi outro time com diversos destaques, tendo como protagonistas o lateral-direito Tinga (autor de um gol), o meio-campista Pochettino, também com um tento, e o atacante Breno Lopes, que balançou as redes em cobrança de falta e deu uma assistência.
No top-5 dos maiores pontuadores da rodada, o grande destaque foi o atacante Isidro Pitta, que se sobressaiu na vitória do Cuiabá sobre o Bahia, na Fonte Nova lotada com quase 50 mil torcedores. O jogador paraguaio marcou os dois gols do Dourado e foi o líder em pontuação na 17ª rodada, acumulando 7,54 pontos. Além disso, realizou cinco finalizações, sendo três no alvo, e criou uma oportunidade de gol.
O volante Alisson, do São Paulo, também foi um destaque, aparecendo pela primeira vez entre os melhores da rodada, justamente depois de sair lesionado. Já o zagueiro Junior Alonso, vencedor do prêmio em 2020 e 2021, marcou um gol em seu retorno pelo Atlético-MG e garantiu seu lugar na equipe da rodada.
A escalação da 17ª rodada ficou da seguinte forma:
John (Botafogo), Tinga (Fortaleza), Junior Alonso (Atlético-MG), Bastos (Botafogo) e Ramon (Cuiabá); Alisson (São Paulo), Pochettino (Fortaleza) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Luiz Henrique (Botafogo), Isidro Pitta (Cuiabá) e Breno Lopes (Fortaleza). Técnico: Artur Jorge (Botafogo).
Botafogo e Fortaleza comandaram a escalação da 17ª rodada do Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha 2024. Arte ESPN
Por outro lado, a seleção geral do campeonato teve apenas uma alteração, com a entrada do lateral-esquerdo Cuiabano, do Botafogo, no lugar de Piquerez, do Palmeiras. Na disputa pela Bola de Ouro, Matheus Pereira, do Cruzeiro, segue na liderança, acompanhado de perto por Bastos (Botafogo), Pedro (Flamengo), William (Cruzeiro) e Estêvão (Palmeiras).
A equipe do Bola de Prata após a 17ª rodada foi composta por:
João Ricardo (Fortaleza), William (Cruzeiro), Gabriel Xavier (Bahia), Bastos (Botafogo) e Cuiabano (Botafogo); Marlon Freitas (Botafogo), Savarino (Botafogo) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Wesley (Internacional), Pedro (Flamengo) e Estêvão (Palmeiras). Técnico: Rafael Paiva (Vasco).
O Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha trará uma novidade em 2024. Diferentemente dos anos anteriores, em que a seleção do campeonato seguia o esquema 4-4-2, neste ano os melhores jogadores terão uma formação mais flexível, principalmente no meio-campo para a frente. Na defesa, serão premiados o melhor goleiro, os dois melhores zagueiros e os dois laterais (direito e esquerdo). Nas demais seis vagas da equipe ideal, serão obrigatoriamente escolhidos um volante, um meia e um atacante. Os outros três jogadores que completarão a seleção serão os de melhor média, independentemente da posição, mas respeitando o limite máximo de 3 jogadores por posição. Isso possibilitará, por exemplo, ter três volantes, dois meias e um atacante, ou um volante, dois meias e três atacantes. A formação da equipe poderá variar a cada rodada.
Desde 2017, o prêmio utiliza uma pontuação composta por 40% de estatísticas (Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas.
Fonte: ESPN Brasil