Dimitri Payet fez sua estreia pelo Vasco contra o Bahia e agora busca sua primeira oportunidade como titular com Ramón Díaz. O meio-campista está em processo de aprimoramento físico para entrar de vez no time. Quando isso acontecer, pode gerar uma pequena dor de cabeça para o técnico.
O Vasco melhorou nas últimas rodadas e está evoluindo em busca de recuperação no Campeonato Brasileiro. Por isso, quem deixará o time para dar lugar ao jogador francês?
– A saída de um jogador dependerá muito do esquema escolhido por Ramón – resumiu o comentarista Rodrigo Coutinho.
No último domingo, Ramón Díaz optou por substituir Serginho para colocar Payet durante o intervalo do jogo contra o Bahia. Ao mesmo tempo, Praxedes e Gabriel Pec deram lugar a Marlon Gomes e Sebastian Ferrreira, respectivamente. Payet atuou como um meio-campista central, posicionado atrás dos dois atacantes, em um esquema 4-4-2 formando um losango no meio-campo.
Os comentaristas consultados pelo ge têm opiniões diferentes sobre quem deveria deixar o time para que Payet seja titular. Confira abaixo:
Carlos Mansur
“A principal questão é a posição em que ele vai jogar. Levando em consideração sua utilização recente e sua condição física atual, é provável que ele seja utilizado mais como um meio-campista central, um camisa 10 atrás de um ou dois atacantes. Seria um esquema 4-2-3-1, com dois volantes, ele posicionado à frente, dois jogadores pelos lados do campo e um centroavante, ou um esquema 4-3-1-2, um losango, com dois atacantes à sua frente, como ocorreu no jogo contra o Bahia.
Neste momento, considerando o desempenho regular de Serginho e as opções de meio-campo do Vasco, acredito que Ramón Díaz vai tentar jogar com o losango, sem Serginho. Os dois atacantes podem ser Vegetti e Sebastian Ferreira ou Vegetti e Pec, dependendo do que o treinador pretende para o jogo, mas com Payet à frente de um trio de meio-campistas que possua um nível físico adequado para sustentar o fato de ele não ter capacidade defensiva e recomposição tão frequentes.
Não tenho certeza se o período de Data Fifa será suficiente para que ele alcance um nível que convença Ramón Díaz de que ele pode começar como titular ou se ele começará entrando aos poucos nas partidas. Tecnicamente, ele agrega qualidade, mas ficou claro no jogo contra o Bahia que sua forma física ainda está abaixo do ideal”.
Pedro Moreno
“Ramón Díaz tem algumas opções para montar a equipe do Vasco com Payet. No entanto, independentemente do esquema, é ideal que o francês tenha o mínimo de obrigações defensivas, para que possa se aproximar mais do gol, onde realmente pode fazer a diferença. Sua posição ideal é ocupar a faixa central, à frente dos volantes e atrás do centroavante (4-2-3-1 ou 4-3-3).
Caso Ramón Díaz opte pelo esquema 4-4-2 com duas linhas de quatro, Payet pode atuar como segundo atacante. Já no 4-4-2 com losango no meio-campo, ele pode ser tanto o segundo atacante quanto a ponta do losango. No entanto, essa formação implicaria que o segundo atacante também seja responsável por recompor defensivamente para fechar o lado do campo”.
Ramon Motta
“Eu jogaria com um losango no meio-campo: Medel, Paulinho, Praxedes e Payet. Tiraria o Pec e colocaria o Puma, pois é um jogador que constrói melhor do que o Robson e tem a profundidade do lado direito. Isso corrigiria a saída de Pec, tendo um jogador que atua na mesma posição e que poderia avançar mais pelo lado direito, com Medel fazendo a cobertura por aquele lado. Na defesa, eu escolheria Léo e Maicon, devido à experiência e à competência no jogo aéreo.
Eu montaria um 4-4-2 com Serginho, Praxedes, Medel e Paulinho defendendo a segunda linha de quatro, deixando Payet e Vegetti na frente. Payet não está em boa forma física, então não sei se poderá atuar nas melhores condições no momento, mas o Vasco precisa de soluções rapidamente. Acho que ele deve começar jogando, sim, devido à qualidade técnica, visão de jogo, poder de finalização e decisão”.
Rodrigo Coutinho
“A melhor função para Payet, no momento de sua carreira, é a que ele desempenhou no jogo contra o Bahia, como um meio-campista central. Pode ser atrás de uma dupla de ataque ou de apenas um centroavante, em um esquema 4-2-3-1. Com Ramón Díaz, o time vem jogando em um esquema 4-3-3, e Payet já atuou como um ponta falso nesse esquema na França, saindo da esquerda para dentro e abrindo espaço para o lateral apoiar. Nesse ponto, ele se encaixa com Lucas Pitos, pois eles têm características complementares. No entanto, é preciso considerar o momento defensivo, e ele precisaria voltar, a menos que Ramón Díaz adapte Praxedes para fazer essa função defensiva.
No geral, acredito que a melhor opção é ele atuar pelo meio. Pode ser em um esquema 4-2-3-1 ou em um esquema com losango, como no segundo tempo contra o Bahia – nesse caso, acho que Marlon Gomes se encaixa melhor do que Praxedes. Quem sairá do time dependerá muito do esquema escolhido por Ramón. Acredito que, quando Payet estiver em plena forma física, ele será titular.
Se o esquema for o mesmo do segundo tempo contra o Bahia, Serginho e Praxedes perderão espaço para Payet e Marlon Gomes, com Gabriel Pec atuando como segundo atacante ao lado de Vegetti. Payet estará à frente do trio de meio-campistas. Se for o esquema 4-2-3-1, imagino que Praxedes perderá espaço, com Paulinho atuando como segundo volante ou até Marlon Gomes, e um jogador mais defensivo atuando como primeiro volante”.
Fonte: ge