A ação judicial do Vasco para realizar a partida contra o Atlético-MG no Maracanã, no dia 20 próximo, não foi bem recebida nas Laranjeiras. Isso porque, às vésperas do confronto contra o Olimpia, nas quartas de final da Libertadores, o Fluminense ficou irritado com o pedido e tem duas preocupações: o desgaste excessivo do campo e a possibilidade de receber uma multa da Conmebol.
Depois de ter seu pedido negado pelo Consórcio Maracanã, o Vasco entrou com uma ação judicial para jogar contra o Atlético-MG no estádio. No entanto, um dia antes, o Fluminense entraria em campo para enfrentar o América-MG. Com dois jogos em sequência e no mesmo final de semana no Maracanã, o campo ficaria em más condições para o confronto contra o Olimpia, na quinta-feira seguinte. O presidente Mário Bittencourt acredita que isso seja uma tentativa do Vasco de causar tumulto.
“O Rio de Janeiro tem outro estádio, mas fica evidente que o objetivo do Vasco é apenas causar problemas na nossa administração do estádio”, afirmou o presidente.
Ele acrescentou: “Esperamos que o Poder Judiciário seja sensível. Esta semana temos a semifinal da Copa do Brasil, e na próxima semana temos as quartas de final da Libertadores. São jogos decisivos para os quais os clubes se preparam durante todo o ano. O campo não pode estar em más condições”.
Entre os motivos que irritaram o Fluminense, estão o desempenho técnico e os problemas financeiros. Quanto pior estiver o campo, mais dificuldades a equipe, comandada pelo técnico Fernando Diniz, terá para impor seu estilo de jogo de troca de passes. Por outro lado, um jogo mais físico beneficiaria o Olimpia. Haveria um intervalo de 14 horas entre um jogo e outro.
Datas dos jogos
- Fluminense x América – 19/08/2023 (Campeonato Brasileiro)
- Vasco x Atlético-MG – 20/08/2023 (Campeonato Brasileiro)
- Fluminense x Olimpia – 24/08/2023 (Libertadores)
- Flamengo x Internacional – 26/08/2023 (Campeonato Brasileiro)
Em relação às finanças, em 4 de agosto, a Conmebol abriu um processo disciplinar contra o Flamengo devido, entre outras coisas, às más condições do gramado do Maracanã. O prazo para o Rubro-Negro se defender era até 11 de agosto. Na ocasião, o delegado escreveu que “devido ao uso excessivo, o campo apresenta áreas bastante danificadas, as linhas de marcação excedem a medida de 12 cm e estão afundadas, abaixo do nível da grama”.
O Fluminense teme que o mesmo problema ocorra com o clube caso o Flamengo seja considerado culpado, já que o estádio sediará a final da competição.
“Por ser o estádio que receberá a final da competição, a Conmebol está observando de perto e pressionando por mais cuidado”, completou Mário Bittencourt.
O Vasco já tinha jogado uma vez no Maracanã neste Brasileirão, contra o Palmeiras, na segunda rodada. Na ocasião, o clube precisou recorrer à Justiça para obter permissão.
Fonte: Globo Esporte