Na noite de segunda-feira, o Vasco recebeu a documentação autorizando a realização do jogo contra o Botafogo em São Januário, na próxima segunda-feira (6), pela decisão da Polícia Militar.
Com o laudo da PM em mãos, o Vasco enviou os documentos para a Ferj e a CBF. A confirmação da alteração deve ser divulgada nas próximas horas no site da entidade. Atualmente, o clássico está marcado para domingo (5) no Raulino de Oliveira.
A Polícia Militar determinou que o clássico seja disputado com a presença das duas torcidas. O Vasco, como mandante, terá direito a 95% dos ingressos, enquanto a torcida do Botafogo ficará com os 5% restantes. Essa exigência da PM segue o protocolo adotado em jogos contra grandes clubes em São Januário. Essa divisão também ocorre, por exemplo, quando o Vasco enfrenta adversários de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Inicialmente, a partida estava agendada para domingo. No entanto, devido ao planejamento especial para a final da Libertadores, a PM determinou que o clássico entre Vasco e Botafogo não poderia ser realizado em nenhum estádio do Rio de Janeiro no domingo, por questões de segurança. A presença de torcedores argentinos na cidade para a decisão entre Fluminense e Boca Juniors exigirá um esforço especial da PM.
O Vasco estava proibido pela Polícia Militar de sediar clássicos em seu estádio. O último confronto ocorreu há dois anos, contra o próprio Botafogo, pela Série B.
No entanto, em uma reunião na semana passada, o clube apresentou argumentos à PM de que o clássico entre Vasco e Botafogo tem ocorrido sem incidentes nos últimos anos, ao contrário de jogos contra outros rivais do Rio de Janeiro. Além disso, o Botafogo concordou com a mudança para São Januário.
Tanto Vasco quanto Botafogo entendem que Volta Redonda não possui a infraestrutura adequada para a realização de um clássico importante na reta final do Campeonato Brasileiro. E o Maracanã, a primeira opção, sediará a decisão da Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors neste sábado.
Fonte: ge