Independentemente da permanência na Série A, a temporada do Vasco está aquém das expectativas. Mas alguns jogadores mantiveram a consistência e podem comemorar individualmente as marcas alcançadas. Dois deles, Lucas Piton e Gabriel Pec, já ultrapassaram a marca de 50 jogos no ano, o que representa mais de 90% das partidas do Cruz-Maltino.
Mesmo sendo barrado em duas ocasiões, o atacante entrou bastante no segundo tempo e já acumula 51 confrontos. Já o lateral, titular absoluto da posição, completará 51 jogos contra o Grêmio, neste domingo, às 18h30, em Porto Alegre. Nos dois casos, os amistosos que o Vasco disputou na temporada (River Plate e Inter Miami, nos Estados Unidos, em janeiro, e Athletic, em abril) são incluídos no cálculo.
Piton pode se orgulhar de ser o lateral com mais assistências para gol do Brasileirão, com quatro. Além disso, possui a melhor média de acertos de cruzamentos (32%). Até mesmo o centroavante Pablo Vegetti já elogiou o colega pelos passes certeiros. Enquanto Pec tem sido eficiente, com 14 gols e cinco assistências, despertando interesse de clubes como São Paulo e Atlético-MG.
Jogadores do Vasco com mais partidas em 2023
- Pec – 51 jogos
- Piton – 50 jogos
- Léo Jardim – 47 jogos
- Léo – 46 jogos
- Puma – 46 jogos
- Jair – 39 jogos
Na lista de jogadores mais escalados, encontram-se ainda o goleiro Léo Jardim, que acumula 47 partidas desde fevereiro, o zagueiro Léo, recentemente barrado para a entrada de Maicon, o lateral Puma e o meio-campista Jair.
Muitos outros perderam espaço na equipe ao longo da temporada e não conseguiram recuperá-lo, como Capasso, Orellano e Alex Teixeira. Além disso, alguns deixaram o Vasco, como os volantes Rodrigo e Andrey Santos e o atacante Pedro Raul.
Fonte: Jogada 10