A reaparição de Philippe Coutinho em São Januário está a um passo de se concretizar. Neste sábado (3), o Vasco encara o Red Bull Bragantino, às 19h (de Brasília), no Rio de Janeiro, e o meio-campista deverá iniciar o jogo como titular.
Será o quarto jogo de Coutinho após sua volta ao clube que o revelou. O craque esteve em campo diante do Atlético-MG, Grêmio e Atlético-GO, sendo escalado como titular nas últimas duas partidas.
Mas você se recorda da última partida de Philippe Coutinho em São Januário antes de sua ida para o futebol italiano para defender a Inter de Milão? O confronto ocorreu em 03/06/2010, em uma derrota por 1 a 0 para o Guarani, com gol de Roger nos minutos finais, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro daquela temporada.
Vasco 0 x 1 Guarani
O Vasco havia acabado de retornar à Série A após conquistar a Segunda Divisão em 2009, tendo Coutinho em seu elenco, e já se encontrava em situação delicada após cinco rodadas. O resultado adverso fez o time carioca ocupar a penúltima posição na tabela.
Na época, o clube somava cinco pontos em seis jogos. Nas arquibancadas, houve grande protesto por parte dos torcedores.
Os torcedores presentes em São Januário gritavam ‘time sem vergonha’ e também chamavam a equipe de ‘segunda divisão’.
Ao final daquela edição do Campeonato Brasileiro, o Vasco se recuperou e encerrou o ano de maneira satisfatória, na 11ª colocação. Enquanto isso, Coutinho começava sua trajetória no continente europeu e atravessava momentos desafiadores.
Carreira de Philippe Coutinho
Transferido para a Inter de Milão em 2008, Coutinho se mudou para o clube italiano em 2010, porém não obteve grande destaque. Após disputar 20 jogos na primeira temporada e marcar apenas um gol, foi emprestado ao Espanyol. Lá, balançou as redes em cinco oportunidades em 16 partidas, antes de retornar à Inter e passar por outro período complicado na Itália.
Ao concluir sua última temporada na Inter de Milão, com três gols em 19 jogos, Coutinho foi contratado pelo Liverpool, onde se destacou como um dos principais jogadores do futebol europeu.
Após cinco temporadas e meia de destaque, despertou o interesse do Barcelona na temporada 2017/2018. Adquirido por mais de 120 milhões de euros, chegou ao clube catalão com altas expectativas, porém não conseguiu corresponder plenamente.
Apesar de ter marcado 21 gols e distribuído 10 assistências em duas temporadas, Coutinho foi emprestado ao Bayern de Munique. Após um breve retorno ao Barcelona, ele foi novamente emprestado, desta vez ao Aston Villa, clube que o contratou em definitivo.
Após três temporadas na Inglaterra, Coutinho foi emprestado ao Al Duhail, do Catar, seu último clube antes de ser cedido pelo clube inglês ao Vasco da Gama. Agora, com três partidas disputadas pela equipe carioca, ele busca retomar o rumo de sua carreira.
Fonte: ESPN
Confira mais sobre o jogo em que Coutinho se despediu de São Januário:
03/06/2010 – QUI – 22:53 – VASCO PERDE PARA O GUARANI EM SÃO JANUÁRIO: 1 A 0