A dupla, que defende suas equipes do coração, construiu a maior parte de suas carreiras fora do Brasil. Embora tenham vivido experiências distintas, passaram a maior parte de suas jornadas na Europa e possuem vivências no Oriente Médio.
Coutinho iniciou sua carreira profissional no Vasco aos 16 anos, em 2009, e foi transferido para a Inter de Milão quando completou 18 anos. Após um início difícil, ele foi emprestado ao Espanyol e, posteriormente, vendido ao Liverpool, onde teve seus melhores anos na carreira.
De 2013 a 2019, Coutinho vestiu a camisa dos Reds e, embora não tenha conquistado títulos, se destacou muito no futebol inglês. Ele disputou 201 partidas pelo Liverpool, marcando 54 gols e fazendo 44 assistências. Na Premier League, sua contribuição foi significativa, com 76 participações em gols em 152 jogos, o que equivale a um gol a cada duas partidas.
Philippe Coutinho espera reeditar com Gerrard o bom futebol do Liverpool — Foto: Getty Images
Após sua passagem pelo Liverpool, Coutinho jogou pelo Barcelona, Bayern de Munique, Aston Villa e Al-Duhail, retornando ao Vasco no ano passado. Na ocasião, também recebeu propostas do Cruzeiro, um desejo do proprietário da SAF, Pedro Lourenço.
Matheus Pereira, que é quatro anos mais novo que Coutinho, também começou sua carreira na Europa antes de completar 20 anos, mas, ao contrário do colega, não jogou profissionalmente no Brasil antes de se juntar ao Sporting, de Portugal, ainda nas categorias de base.
Seus inícios na Europa foram complicados, assim como os de Coutinho. Ele teve pouco tempo de jogo no Sporting e passou por empréstimos para GD Chaves, Nuremberg e West Bromwich. No clube inglês, foi destacado durante o empréstimo e acabou sendo adquirido.
Os direitos econômicos de Matheus foram comprados na temporada 2020/2021, em que o West Bromwich voltou à Premier League. Apesar do rebaixamento da equipe, Matheus brilhou ao marcar 12 gols e fornecer seis assistências em 34 jogos. Na Premier League, foram 11 gols e seis assistências em 33 partidas, mostrando uma média semelhante ao de Coutinho.
Matheus Pereira comemora gol do West Bromwich sobre o Chelsea — Foto: REUTERS/Mike Hewitt
Naquela temporada, Matheus não enfrentou Coutinho, que estava no Barcelona. No ano passado, o duelo também não aconteceu, já que Matheus estava ausente nas duas partidas do Cruzeiro contra o Vasco no Campeonato Brasileiro.
Momentos distintos
Matheus, que retornou ao Brasil antes de Coutinho, chegou ao Cruzeiro em 2023, emprestado pelo Al Hilal, e completará dois anos no clube em junho. Esse tempo foi suficiente para viver altos e baixos.
O camisa 10 teve dificuldades no início da temporada, mas se destacou em 2024, integrando a seleção brasileira com 16 assistências e 11 gols. Entretanto, em 2025, ele soma apenas uma assistência em 12 jogos e quase foi negociado com o Zenit em fevereiro, algo que era do interesse da diretoria do Cruzeiro.
Cruzeiro x Vasco; Matheus Pereira e Philippe Coutinho — Foto: ge
Coutinho, por sua vez, vive um ótimo momento em seu retorno ao Vasco. O meio-campista de 32 anos chegou no meio da temporada passada e lutou para encontrar sua melhor forma física. Ele encerrou 2024 com 18 jogos (10 como titular) e três gols.
Este ano, Coutinho tem demonstrado um bom desempenho e se tornado um dos destaques nas três competições que o Vasco participa, com cinco gols e duas assistências em 16 partidas, ocupando a vice-artilharia da equipe, atrás apenas de Pablo Vegetti.
Fonte: ge