No seu retorno ao Vasco, Coutinho já participou de oito partidas até aqui. Mesmo com a amostra reduzida, a melhora do jogador e da equipe com ele é clara. A cada jogo, Philippe Coutinho está se destacando mais na formação de Rafael Paiva.
O camisa 11 parece estar à vontade, já se entrosando bem com os companheiros. Na partida contra o Atlético-MG, realizada na última quarta-feira, ele balançou as redes com um golaço que abriu o placar na derrota por 2 a 1 em Belo Horizonte, enquanto o ge acompanhava todas as jogadas de Coutinho em campo.
No vídeo acima, você consegue conferir momentos marcantes do jogador durante a partida, desde a comemoração efusiva do gol até as cobranças aos companheiros que cometeram erros.
Philippe Coutinho celebra gol em Atlético-MG x Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
A melhora de Coutinho em campo se deve ao seu recondicionamento físico, após passar pela liga catariana, que é de nível muito inferior ao do Brasileirão. Ele não teve pré-temporada e também enfrentou lesões na coxa logo ao chegar ao Vasco.
O ge apurou que o Departamento de Saúde e Performance do Vasco desenvolveu um plano específico para Philippe Coutinho. De acordo com sua evolução nos treinos, a quantidade de minutos jogados por Coutinho tem aumentado na formação de Rafael Paiva. Contudo, tudo isso é feito com cautela, para evitar novas lesões.
— Eu sempre falo que precisamos ter paciência, pois ele ainda está se readaptando. É um jogador importante que precisamos em campo sempre. Agora temos o terceiro jogo contra o Juventude em menos de uma semana. Será fundamental agir com cuidado para o próximo jogo — afirmou Rafael Paiva, em coletiva após a derrota desta quarta.
Um exemplo prático disso foi o duelo contra o Cruzeiro. Tendo em mente a carga de trabalho e a sequência de jogos, ficou claro que Coutinho jogaria por cerca de 60 minutos. O Vasco estava à frente no Mineirão, mas viu Zé Ivaldo empatar. Mesmo assim, Paiva tomou a decisão de substituir o camisa 11 logo após o gol sofrido.
Todas as decisões são discutidas entre Paiva, a comissão técnica, o DESP e Coutinho. Após marcar no clássico contra o Flamengo, o próprio meia revelou que estava “perturbando” os profissionais do departamento médico do Vasco para voltar mais rápido do período de inatividade.
— O pessoal do DM estava quase louco porque eu insistia para voltar, mas não era possível — contou Coutinho após o gol contra o Flamengo.
Em algumas ocasiões, como nesta quarta-feira, o jogador se comunica de maneira mais específica. Depois de um choque com Scarpa, Coutinho sentiu dores e pediu para ser substituído. Paiva imediatamente acionou Payet. Após a partida, o camisa 11 informou que teve câimbras.
Ainda na coletiva, Rafael Paiva elogiou a atuação de Coutinho contra o Atlético-MG, mas reiterou a necessidade de prudência, ressaltando a importância do recondicionamento físico do meia cruzmaltino. Por conta disso, ele pode ser poupado no jogo contra o Juventude, no próximo fim de semana.
– O Coutinho é um jogador que eleva o nível da nossa equipe. A habilidade dele em controlar a bola sob pressão é impressionante. Ele tem mostrado um crescimento enorme. Marcou mais um golaço, já tinha feito um contra o Flamengo também. Coutinho está voltando a fazer gols e a se tornar decisivo.
– Agora, precisamos observar como ele se sairá após essa partida, para decidir se estará apto a jogar contra o Juventude ou não. Precisamos ter paciência para que Coutinho esteja sempre em seu melhor estado — completou.
Fonte: ge
Escreva seu comentário