A diretoria cruzmaltina fez contato com Renato nesta quinta-feira (12), ouviu suas pretensões financeiras e manifestou oficialmente o desejo de contratá-lo. O treinador, de 62 anos, pediu um tempo para avaliar a proposta e prometeu retornar com uma resposta em breve.
Porém, a preferência de Pedrinho por Renato pode soar estranha. Isso porque, quando exercia a função de comentarista no “SporTV”, o ex-meio-campista fez críticas ao estilo de jogo do técnico em mais de uma oportunidade. A seguir, relembramos alguns desses comentários.
Em 2019, Pedrinho defendeu o Bahia contra as críticas de Renato
No dia 16 de outubro de 2019, durante uma partida do Campeonato Brasileiro, o Grêmio enfrentou o Bahia e foi derrotado por 1 a 0 em sua própria casa.
Na coletiva pós-jogo, Renato Gaúcho, que liderava o Imortal, questionou a tática do time baiano e afirmou que a maioria dos clubes brasileiros “joga para obter resultados”.
Contrapondo Renato, o então comentarista do “SporTV”, Pedrinho, falou em defesa do estilo de Roger Machado, treinador do Bahia na ocasião, e ironizou as palavras do ídolo gremista.
— Podemos lembrar que o Grêmio, em seu jogo contra o Flamengo, atuou de forma defensiva? Por que o Grêmio não jogou como de costume?
— Ontem, vi uma estratégia de jogo bastante inteligente do Roger e a essência do Bahia. O Bahia é um time que joga reativamente, e o Grêmio teve dificuldade em criar jogadas.
Pedrinho também criticou a bagunça no Flamengo sob comando de Renato
Em outubro de 2021, o Flamengo enfrentou 14 problemas no Departamento Médico, envolvendo tanto lesões musculares quanto cirurgias. Na época, Renato Gaúcho utilizou isso como ‘justificativa’ para o desempenho inferior da equipe rubro-negra, algo que Pedrinho não aceitou.
Durante sua participação no programa “Seleção SporTV”, o ex-meia levantou a hipótese de que o aumento das lesões no Flamengo poderia estar ligado à falta de organização do time em campo.
— O departamento médico, a estrutura e o quadro de profissionais do Flamengo são os mesmos, ou houve alguma mudança? O Centro de Treinamento e a estrutura são os mesmos. Só a comissão técnica mudou. E aqui vai a minha pergunta: será que as lesões não estão conexas ao modelo de jogo e à coordenação dos movimentos? — indagou Pedrinho.
— Eu percebo que o desgaste do Flamengo se torna evidente em alguns jogos, principalmente quando eles perdem a posse de bola, há uma falta de coordenação, diversos movimentos que não são trabalhados, e isso gera um desgaste maior devido à falta de movimentos coordenados. Acredito que isso pode contribuir para o aumento do desgaste.
— Por isso, percebo que um Flamengo mais desorganizado acaba se desgastando fisicamente mais — finalizou.
Renato já tem história no Vasco
Se Renato acertar com o Vasco, ele iniciará sua terceira passagem pelo clube de São Januário. Em 2006, o treinador foi vice-campeão da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na sexta posição.
Dois anos depois, em 2008, Renato assumiu o comando da equipe cruzmaltina nas rodadas finais de uma campanha que culminou no primeiro rebaixamento do Gigante da Colina. Ao todo, ele acumula 115 jogos à frente do time carioca.
Fonte: Trivela