Atualmente com 51 anos, Diniz está sem clube desde que deixou o Cruzeiro em 27 de janeiro. Como ele estava vinculado à equipe mineira, Pedrinho não considerou sua contratação quando definiu Carille como treinador em dezembro.
Pedrinho admira abertamente o trabalho de Fernando Diniz e se preocupa com a possibilidade de concorrência pela contratação do ex-treinador do Fluminense e da seleção brasileira. Neste momento, o Santos também está em busca de um novo técnico. César Sampaio está atuando como interino desde a saída de Pedro Caixinha no início de abril. Diniz é um grande fã de Neymar, jogador do Santos, com quem trabalhou na Seleção.
Quem será o novo técnico do Vasco?
Neste domingo, ao ser indagado sobre a possível busca por um novo treinador, Pedrinho evitou entrar em detalhes, mas ressaltou seu desejo de ter uma equipe com “controle de jogo”.
– Uma coisa é o que eu acredito e outra é o que existe no mercado. É uma luta constante. Sobre o que se acredita em futebol e o que está disponível. Existe uma escassez e uma pressão muito grande de todos os lados. Muitos treinadores, que talvez quisessem um estilo mais agressivo ou ofensivo, acabam adotando uma abordagem mais cautelosa, e as coisas não fluem – afirmou.
“A minha intenção, particularmente, é sempre ter o controle do jogo, sentir que estamos mais perto de marcar do que de sofrer gol, pressionar com força. Isso é o que eu desejo. Agora, alcançar isso é uma outra questão”, completou.
Fernando Diniz em entrevista ao Abre Aspas — Foto: Marcos Ribolli
O nome de Diniz também conta com uma boa avaliação por parte de outros membros da diretoria do Vasco, incluindo o coordenador técnico Felipe Maestro, que assumirá a equipe interinamente. Em uma entrevista ao ge em 2023, o ex-jogador comentou sobre Fernando Diniz:
– O maior exemplo que eu dou é o goleiro Fábio. Ele chegou ao Fluminense com 40 anos? Nunca saiu jogando antes. Será que ele é ruim com os pés ou nunca foi estimulado? O Diniz, em pouco tempo, conseguiu fazer isso com ele. Com o Diniz, ele começou a fazer coisas que não fazia durante toda a carreira. O futebol exige muita personalidade e ousadia. O diferencial é você transmitir isso aos jogadores e garantir que eles tenham autonomia em suas decisões. (…) Quando eu o estimulo no dia a dia e digo “vai dar certo”, ele ganha confiança e faz acontecer.
Em março de 2023, durante uma coletiva de Fernando Diniz à frente do Fluminense, Pedrinho, que na época era comentarista do Grupo Globo, elogiou abertamente o treinador logo após uma derrota do time tricolor para o Flamengo: “Diniz, você é bom pra c***!”. O presidente do Vasco comentou recentemente sobre essa situação.
– O modelo que ele utiliza potencializa a individualidade, eu realmente acredito nisso. […] Ele pegou um time do Fluminense que é nota 6, com todo respeito a todos ali, e conseguiu elevar o desempenho, fazendo com que eles passassem a jogar como um time nota 8 ou 8,5, e isso é extraordinário – afirmou ao Charla Podcast.
Diniz: “Momento ótimo para mim”
Fernando Diniz foi entrevistado no programa Abre Aspas do ge, publicado na última sexta-feira. O treinador mencionou ter sido impactado pela sua saída do Fluminense, comentou sobre sua passagem difícil pelo Cruzeiro e ressaltou que atualmente está em um “momento ótimo”.
– Neste momento estou muito bem, acredito que precisava desse tempo para refletir mais, até mais do que quando saí do Fluminense. Eu saí muito abalado, muitas coisas aconteceram, e confesso que levei um tempo para me recuperar. Fui para o Cruzeiro e agora estou em uma fase ótima. Todo o aprendizado deste tempo, de 2022 até agora, começou a encontrar um bom lugar dentro de mim. Tem sido um período de consolidação e aprendizado para mim nos últimos três anos – destacou.
Fonte: ge