Philippe Coutinho foi escolhido por Pedrinho como reforço de peso para o time do Vasco nesta temporada e já teve a oportunidade de treinar com o presidente do clube em 2008, quando Renato Gaúcho ocupava o cargo de treinador.
No ano de 2008, Pedrinho vivia sua última passagem pelo Vasco. O meio-campista foi formado em São Januário, onde iniciou sua trajetória no futsal. Em 1995, o atual presidente cruzmaltino fez suas primeiras partidas pela equipe profissional, deixando o clube em 2001.
Coutinho seguiu os passos de Pedrinho. O meia também cresceu em São Januário e foi revelado em 2009. Após deixar o Brasil em 2010, o jogador retornou ao Vasco em julho deste ano, em uma negociação que durou mais de três meses e teve a participação fundamental de Pedrinho.
– Pedrinho fez de tudo para me trazer para cá. Ele é um apaixonado pelo clube, anda fazendo o possível para a equipe voltar a ser o que sempre foi. Eu também quero contribuir com isso – afirmou Coutinho durante sua apresentação oficial.
Neste domingo, diante do Grêmio, Coutinho deverá iniciar a partida como titular no Vasco. O meia estreou no último fim de semana, contra o Atlético-MG, entrando no segundo tempo.
Experiência de treinos
A dupla compartilhou momentos nos treinos em São Januário. Coutinho ainda era jogador da base e frequentemente participava de atividades com a equipe principal, como é comum com os jogadores formados no clube.
Nas imagens, é possível ver Coutinho treinando ao lado de Alex Teixeira e Pedrinho, sob orientação de Renato Gaúcho. O registro foi feito no primeiro treino do técnico em sua segunda passagem pelo Vasco, em 20 de setembro de 2008.
O ídolo do Vasco e então presidente, Roberto Dinamite, acompanhou a atividade. Em outra foto, Coutinho aparece ao lado de Madson e Edmundo, amigo e apoiador de Pedrinho.
Coutinho terá a oportunidade de conviver com Pedrinho, Edmundo e Felipe, três ídolos do Vasco, nessa sua volta ao Rio de Janeiro. O jogador já é tratado pelo presidente com o mesmo status:
– Estou muito honrado em trazer um ídolo, alguém que representa a essência do Vasco, porque ser um ídolo não se resume apenas ao desempenho em campo, mas também às atitudes fora dele. Coutinho é uma figura íntegra, que representa a essência do clube – declarou Pedrinho durante a apresentação do meio-campista.
Souza e Alex Teixeira foram promovidos ao time principal em 2008, mas já conviviam com Coutinho desde a base. Os dois também seguiram carreira no exterior e agora retornam ao Vasco ao lado do camisa 11. O atacante teve uma passagem pelo clube em 2022 e 2023, enquanto o volante volta após 14 anos.
Fonte: ge